PROGRAMAS DE QUÍMICA. 7ª, 8ª e 9ª classes de Angola PDF [Baixar Download]

 


INTRODUÇÃO

A escola é um lugar privilegiado para adquirir conhecimento científico e técnico, ao mesmo tempo, apoia o desenvolvimento de atitudes, hábitos e habilidades dos alunos para facilitar seu comprometimento exigências do progresso técnico e científico.


A Química, assim como as demais ciências, apresenta-se ao aluno como: “Um ciência eminentemente relevante, tanto do ponto de vista prático quanto intelectual conteúdo cultural e estruturado, mas inacabado e fundamentalmente experimental em seus métodos'.


Com os conhecimentos que já possui dos anos anteriores, o aluno inicia descobrir como a química é uma ciência interessante, intimamente relacionada com a vida e com o mundo em que vive.


A química como ciência representa uma contribuição particularmente fundamental para educação do aluno porque:

› Permite saber explicar e interpretar fenómenos químicos que ocorrem na natureza;

› Possibilita uma vontade constante de conhecimento e o prazer da descoberta;

› Permite o desenvolvimento e compreensão do mundo ao seu redor.


Neste contexto, os conteúdos programáticos da área de Química visam extensão de conhecimentos já adquiridos em ciências naturais e formação novos conceitos para explorar tópicos atuais.


Recomenda-se, com o desenvolvimento de programas de química neste o ciclo não só da transmissão do conhecimento científico, mas também a capacidade do aluno para realizar tarefas simples no laboratório, criatividade e o poder de interpretação dos fenômenos circundantes, bem como sua ligação com o conteúdo estudado nas disciplinas ministradas em escola primária.


Este material forma a base principal do trabalho do professor.

Química neste ciclo, por isso deve ser estudada e consultada nessa época preparando suas aulas, esforçando-se para alcançar objetivos formulado.


Uma análise global deste material dará ao professor uma perspectiva mais ampla na profundidade de acesso de cada conteúdo, em diferentes turmas Ciclo. A elaboração de forma cíclica, por sua vez, nos permite entender o nosso a intenção de refletir e ampliar os conceitos e conhecimentos básicos do ciclo, para que após a conclusão do 1.º ciclo do ensino secundário, o aluno esteja apto a compreender os conteúdos programáticos do ciclo seguinte.


Em suma, durante o ciclo de três anos, os programas de Química desenvolverá da seguinte forma:

Na 7ª Classe:

1. Uma breve história do que nossos ancestrais pensavam sobre a química.


2. Os alunos terão a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre composição de substâncias, bem como métodos de sua separação.


3. Os alunos aprendem pela primeira vez que as substâncias são formadas átomos e moléculas e que podem ser representados por símbolos e fórmulas químicas. O Capítulo 8 cobre este tópico com mais detalhes classe, onde é a dimensão dos átomos, a distribuição eletrônica, e posteriormente a união de átomos no estudo de ligações iônicas e covalentes.


4. Estudo das soluções do 7º ano, com a sua composição e características, continuará na 8ª série e se expandirá com alguns elementos de teoria da dissolução eletrolítica.


Na 8ª Classe:

1. A lei periódica e o sistema periódico são discutidos no estudo da 8ª série uma das primeiras tentativas de classificar elementos químicos onde os alunos terão a oportunidade de aprender que existem duas categorias substâncias elementares que são metais e não metais e também da família elementos semelhantes, álcalis e halogênios, alcalino-terrosos e gases cru.


Na 9ª Classe:

1. Renova-se o estudo da tabela periódica, onde os alunos terão oportunidade estudar os elementos que compõem o grupo 16 com maior ênfase para oxigênio e enxofre.


2. Serão dadas as definições do número de Avogadro, mol, moléculas e íons, exemplo e assim possibilitar a consolidação da matéria.


3. O mesmo ciclo é fechado com o seu estudo da química de carbono.

 

OBJETIVOS GERAIS DA QUÍMICA NO 1º CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO

› Aprofundar os conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores;

› Adquirir um sistema de conhecimento de fatos, princípios, conceitos, leis e teorias subjacentes que facilitam a interpretação do mundo físico;

› Domine procedimentos e métodos que possibilitem a análise e o estudo fenômenos e situações através da seleção e uso de técnicas e instrumentos, realizando experimentos e analisando e interpretando dados;

› Desenvolver a capacidade de recolher, selecionar, interpretar e organizar treinamento;

› Desenvolver atitudes de rigor, gosto pela investigação, autonomia, colaboração e respeito pelos outros;

› Aplicar normas e regras de segurança no trabalho laboratorial com produtos químicos em geral;

› Informação sobre o desenvolvimento químico, industrial e agrícola do país;

› Desenvolver o gosto pelo estudo da química numa perspetiva educativa permanente.




Enviar um comentário