INTRODUÇÃO
A escola é um
lugar privilegiado para adquirir conhecimento científico e técnico, ao mesmo
tempo, apoia o desenvolvimento de atitudes, hábitos e habilidades dos alunos
para facilitar seu comprometimento exigências do progresso técnico e
científico.
A Química, assim
como as demais ciências, apresenta-se ao aluno como: “Um ciência eminentemente
relevante, tanto do ponto de vista prático quanto intelectual conteúdo cultural
e estruturado, mas inacabado e fundamentalmente experimental em seus métodos'.
Com os
conhecimentos que já possui dos anos anteriores, o aluno inicia descobrir como
a química é uma ciência interessante, intimamente relacionada com a vida e com
o mundo em que vive.
A química como
ciência representa uma contribuição particularmente fundamental para educação
do aluno porque:
› Permite saber
explicar e interpretar fenómenos químicos que ocorrem na natureza;
› Possibilita uma
vontade constante de conhecimento e o prazer da descoberta;
› Permite o
desenvolvimento e compreensão do mundo ao seu redor.
Neste contexto, os
conteúdos programáticos da área de Química visam extensão de conhecimentos já
adquiridos em ciências naturais e formação novos conceitos para explorar
tópicos atuais.
Recomenda-se, com
o desenvolvimento de programas de química neste o ciclo não só da transmissão
do conhecimento científico, mas também a capacidade do aluno para realizar
tarefas simples no laboratório, criatividade e o poder de interpretação dos
fenômenos circundantes, bem como sua ligação com o conteúdo estudado nas
disciplinas ministradas em escola primária.
Este material
forma a base principal do trabalho do professor.
Química neste
ciclo, por isso deve ser estudada e consultada nessa época preparando suas
aulas, esforçando-se para alcançar objetivos formulado.
Uma análise global
deste material dará ao professor uma perspectiva mais ampla na profundidade de
acesso de cada conteúdo, em diferentes turmas Ciclo. A elaboração de forma
cíclica, por sua vez, nos permite entender o nosso a intenção de refletir e
ampliar os conceitos e conhecimentos básicos do ciclo, para que após a
conclusão do 1.º ciclo do ensino secundário, o aluno esteja apto a compreender
os conteúdos programáticos do ciclo seguinte.
Em suma, durante o
ciclo de três anos, os programas de Química desenvolverá da seguinte forma:
Na 7ª Classe:
1. Uma breve
história do que nossos ancestrais pensavam sobre a química.
2. Os alunos terão
a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre composição de
substâncias, bem como métodos de sua separação.
3. Os alunos
aprendem pela primeira vez que as substâncias são formadas átomos e moléculas e
que podem ser representados por símbolos e fórmulas químicas. O Capítulo 8
cobre este tópico com mais detalhes classe, onde é a dimensão dos átomos, a
distribuição eletrônica, e posteriormente a união de átomos no estudo de ligações
iônicas e covalentes.
4. Estudo das
soluções do 7º ano, com a sua composição e características, continuará na 8ª
série e se expandirá com alguns elementos de teoria da dissolução eletrolítica.
Na 8ª Classe:
1. A lei periódica
e o sistema periódico são discutidos no estudo da 8ª série uma das primeiras
tentativas de classificar elementos químicos onde os alunos terão a
oportunidade de aprender que existem duas categorias substâncias elementares
que são metais e não metais e também da família elementos semelhantes, álcalis
e halogênios, alcalino-terrosos e gases cru.
Na 9ª Classe:
1. Renova-se o
estudo da tabela periódica, onde os alunos terão oportunidade estudar os elementos
que compõem o grupo 16 com maior ênfase para oxigênio e enxofre.
2. Serão dadas as
definições do número de Avogadro, mol, moléculas e íons, exemplo e assim
possibilitar a consolidação da matéria.
3. O mesmo ciclo é
fechado com o seu estudo da química de carbono.
OBJETIVOS GERAIS
DA QUÍMICA NO 1º CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO
› Aprofundar os
conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores;
› Adquirir um
sistema de conhecimento de fatos, princípios, conceitos, leis e teorias
subjacentes que facilitam a interpretação do mundo físico;
› Domine
procedimentos e métodos que possibilitem a análise e o estudo fenômenos e
situações através da seleção e uso de técnicas e instrumentos, realizando
experimentos e analisando e interpretando dados;
› Desenvolver a
capacidade de recolher, selecionar, interpretar e organizar treinamento;
› Desenvolver
atitudes de rigor, gosto pela investigação, autonomia, colaboração e respeito
pelos outros;
› Aplicar normas e
regras de segurança no trabalho laboratorial com produtos químicos em geral;
› Informação sobre
o desenvolvimento químico, industrial e agrícola do país;
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