Uma introdução geral à física no 1º ciclo
secundário
O ensino de física neste nível deve ser estruturado com um ponto de partida tópicos fora do campo, incluindo não apenas explicações científicas aos fenômenos cotidianos, mas não menos importante, levando em conta a crescente influência da ciência e da tecnologia nas condições de vida humana hoje. A relação entre a sociedade, a aprendizagem paralela e a prática pedagógica São aspectos que não devem e não podem ser ignorados.
É importante ressaltar que o ensino de física
deve contribuir para uma preparação geral básica da juventude nos campos
intelectual, afetivo, ético e prático e social, proporcionando situações em que
o jovem desenvolve atitudes que estimular sua realização pessoal e seu
relacionamento com os outros.
Será desejável que a física permita aos jovens desenvolver atitudes e valores em relação aos outros, no contexto da vida cotidiana com o objetivo de possibilitar o reconhecimento e aplicação dos conceitos e leis da física em situações da vida real.
Nessa perspectiva, o ensino de física
contribui promover o desenvolvimento de atitudes que estimulem a curiosidade o
potencial intelectual da juventude, o despertar do interesse pelos fenômenos
naturais e interpretação do ambiente físico que o cerca.
Ressalta-se que o planejamento e a
organização do ensino de física devem ter, como fundamento básico, conhecimento
científico da física, mas incluindo, também conhecimentos de outras áreas do
conhecimento.
Apontar a necessidade de levar em conta o
conhecimento prévio e as ideias dos alunos, adquiridos em aprendizados
anteriores, seja por meio de aprendizados anteriores ou através de suas
experiências pessoais.
O acesso a qualquer um dos tópicos deve corresponder quando aplicável os interesses dos alunos e o desenvolvimento tecnológico da sociedade em que são inseridos, facilitando assim a usabilidade de um compreenso do conhecimento cientfico. organização de conteúdo o programa deve ser condicionado pelo nível de idade dos alunos e suas estrutura conceitual correspondente. Especial importância deve ser dada aspecto estruturante da articulação do conhecimento se pode ajudar os alunos a desenvolver as habilidades necessárias para fazê-lo formação global, mais do que apenas formação académica.
Nesse contexto, a organização e o
planejamento do ensino de física devem ter devem apresentar não apenas suas
estruturas teóricas básicas, ou seja, seus conceitos, modelos, leis e teorias,
mas também práticas e experimental para permitir que os alunos dominem os
processos básicos trabalho científico junto com o desenvolvimento de várias
habilidades.
Os alunos poderão assim desenvolver várias
competências como:
observação, planejamento de pesquisa, coleta
e sistematização de dados, amostragem conclusões, fazer previsões, estabelecer
hipóteses e apresentar resultados confortáveis.
Os alunos devem ser encorajados a verbalizar
suas opiniões em relação à situação dada, a fim de antecipar as consequências
dos respectivos pensamentos e apresentar, sempre que possível, soluções viáveis
para o problema em questão. estudos.
Será uma forma de motivar e estimular os
alunos a pesquisar e aprendizagem de ciências em geral. A disciplina de Física
está estruturada de forma que aspectos considera relevante para sua melhor
compreensão.
Na estruturação do programa considerou-se
necessário incluir o estudo de algumas tópicos de geografia e ciências
estudados em níveis anteriores, e que são essenciais como fundamento deste
ciclo. A estrutura considerada possibilita o desenvolvimento dos alunos conhecimentos
e habilidades a serem adquiridos nas ciências natural pelo que o estudo dos
problemas enfrentados a este nível é feito de forma de forma coerente e sem
saltos adversos que possam causar dificuldades enquanto aprende física. Além
disso, as disciplinas de Geografia e Ciências Naturais da natureza, que já
foram abordadas, servem como pré-requisitos para o desenvolvimento avançado o
sucesso do estudo que irão prosseguir.
O processamento metodológico do programa caracteriza-se fundamentalmente por esta porque é fenomenológica, combinando harmoniosamente aspectos qualitativo e quantitativo, com processamento conceptual ao nível dos fenómenos, regularidades e processos experimentais observados na vida cotidiana.
O método de apresentação do conhecimento introduzido neste ciclo é indutivo, baseado na experiência como fonte de conhecimento, incluindo exemplos da vida cotidiana. Dessa forma, o volume de informações é reduzido. Novo conteúdo e, inversamente, aumenta o tempo de desenvolvimento habilidades, tanto intelectuais quanto práticas.
O aspecto tecnológico da disciplina de Física apresentado neste nível se manifesta pelo desenvolvimento de conteúdos variados. também se desenvolver habilidades práticas nos alunos por meio da implementação atividades experimentais.
O trabalho de laboratório é introduzido sempre que possível de curta duração para que os alunos possam se recompor durante a aula diferentes experiências e manipular as diferentes ferramentas que os servem recursos para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, ao mesmo tempo tempo que serve de apoio ao professor na apresentação do conteúdo.
Há também uma articulação de saberes desenvolvidos desde a educação básica, não só no que diz respeito às ciências naturais, mas também Matemática, que dá a oportunidade de desenvolver cálculos numéricos, trabalhar com proporções, com equações lineares e com construção e interpretação gráficos, entre outras habilidades.
Objetivos gerais da física no 1.º ciclo do ensino secundário
› Assegurar a aquisição de conceitos, leis,
teorias e modelos necessários à compreender os fenômenos que nos cercam;
› Desenvolver competências de experimentação,
observação, recolha, organização e apresentação de informação;
› Contribuir para o desenvolvimento de
capacidades, práticas, procedimentos, competências e habilidades;
› Desenvolver atitudes de amor pela pesquisa,
manifestando-se na persistência, rigor, cooperação e respeito pelos outros;
› Contribuir para o progresso dos jovens na
construção do conhecimento, baseado em conhecimento próprio;
› Proporcionar a aquisição de conhecimentos
básicos de forma a atingir habilidades necessárias para o seu desenvolvimento;
› Criar situações favoráveis para que o
aluno adquira métodos e
processos de trabalho associados à forma como
a física estuda os fenómenos;
› Enfatizar que parte do progresso científico
se baseia no trabalho observação e medição, e que isso pode estimular novas
ideias;
› Incentivar os jovens a fazê-lo.
Enviar um comentário