INTRODUÇÃO GERAL À BIOLOGIA
A biologia, o estudo dos seres vivos e suas interações
com o meio ambiente, está relacionada a muitos dos principais problemas sociais
e tecnológicos de hoje. Por esta razão, a sua componente curricular não deve
ser entendida como uma disciplina em si, com conteúdos e métodos próprios, mas
deve ser ser visto em termos de relações com a sua tecnologia e a sua sociedade.
Aprender biologia não é mais apenas adquirir um corpo
organizado de conhecimento para a vida humana e a sociedade. A função da escola
não é apenas ensinar, mas sobretudo educar.
Por esta razão, o ensino da biologia deve, sempre que
possível, recorrer a valores e princípios éticos. Por exemplo, o respeito pela
vida, seja visto no nível individual, social ou ecossistêmico, é um valor que deve
ser promovido no currículo de ciências.
Ao ir além do 'autoconhecimento' e promover o
'conhecimento na prática', a educação científica para jovens contribui
definitivamente para o desenvolvimento de habilidades.
A biologia é um campo do conhecimento que está
relacionado com muitos dos grandes problemas sociais da atualidade, como o
controle da natalidade e sua relação com o crescimento populacional, escassez e
excessos alimentares, desequilíbrios ecológicos, doenças como AIDS, câncer,
desenvolvimento agrícola insustentável. , etc.
OBJETIVOS GERAIS DA MATÉRIA PARA O CICLO
› Estudo dos seres vivos: sua morfologia, processo
evolutivo e seu ambiente.
› Aplicar os conhecimentos da biologia na vida prática.
› Cooperar ou participar em processos de manutenção do
equilíbrio ecológico do ambiente.
› Conhecimento dos métodos de investigação utilizados
nesta ciência.
› Desenvolver capacidades de observação, teste de
hipóteses, procedimentos experimentais e investigativos.
› Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo, a independência
e a vontade de aprender.
› Compreender a grande importância da biologia nas nossas sociedades modernas.
› Aplicar o conhecimento para resolver problemas do dia a
dia.
› Utilizar os conhecimentos da biologia para apoiar
hábitos de vida saudáveis.
› Sensibilizar para sua grande a importância de respeito pelo
equilíbrio da natureza existente.
› Sensibilizar para a sua necessidade da sua utilização racional
dos nossos recursos naturais.
› Formar o número maior de cidadãos responsáveis na sua promoção da higiene e a nossa saúde pública.
› Familiarizar os nossos alunos com algumas características dos nossos trabalho científico.
› Utilizar o trabalho experiencial para desenvolver
competências e promover uma aprendizagem significativa.
Tópico do organizador da 7ª série
O tema organizador do 7º ano é "Dinâmica dos
Ecossistemas". Com este tópico, o aluno irá analisar a complexidade
multidimensional do termo Ecossistema a partir de uma perspectiva de pesquisa e
ao mesmo tempo entender a situação do homem no ecossistema.
Os alunos, como homens de amanhã, perceberão a
importância de respeitar o equilíbrio ecológico da natureza, formando cidadãos
responsáveis pela promoção da higiene e saúde pública.
Enviar um comentário