Introdução à disciplina no 1.º ciclo do ensino secundário
O português é a
língua oficial em Angola, na educação e na comunicação nacional e
internacional. E a linguagem de transporte através da qual as mensagens são
enviadas e recebidas, que é a base para a aquisição de conhecimento valores
técnico-científicos, éticos, cívicos e culturais. Também serve como veículo de
transmissão e aquisição de conhecimentos implícitos e explícitos, ferramentas
de integração, meios de apoio e articulação de todos disciplinas.
Outro aspecto
intrínseco ao ensino da língua portuguesa é a dimensão estética que a língua
contempla e enriquece: desenvolver a sensibilidade, a criatividade e a
compreensão leitora por meio do contato com diferentes tipos de textos e
gêneros literários, bem como o desejo de criar textos como forma de
personalização e comunicação outro.
Na repartição
programática do 1.º ciclo do ensino secundário, foi dada atenção ao
enquadramento temático, o denominado do qual o conteúdo básico da disciplina
deve ser derivado.
Assim, optou-se por
ter como base estruturante os seguintes conteúdos básicos:
> Texto narrativo;
> Texto descritivo;
› Texto atrativo;
› texto informativo;
› Texto poético;
› texto explicativo;
› Texto argumentativo.
A aquisição da
linguagem ocorre por meio de textos. Portanto, no desenvolvimento do conteúdo
básico acima tomar como temas dominantes para o ensino e aprendizagem em
diferentes áreas (ouvir/falar, ler/escrever), atenção gradual às diferentes
tipologias textuais de forma progressiva e integrada. Exigia-se também que o
estudo evolutivo do funcionamento da própria linguagem se desenvolvesse
integralmente de acordo com as características textos que lhe servem de
núcleo sustentador e dinâmico.
Observação: Conteúdos
repetidos nas três séries, 7ª, 8ª e 9ª, precisam ser aprofundados progressiva,
sempre contextualizada, primando pela prática prática, não descurando revisões
e consolidações.
Objetivos gerais da
língua portuguesa no 1º ciclo do ensino secundário
De uma forma geral, podemos apontar quatro objetivos principais para o ensino do português no 1º ciclo em geral:
› Desenvolver competências de comunicação nacional e internacional que lhe permitam expandir os seus horizontes pessoais estudante;
› Conhecimento de ferramentas de comunicação e expressão oral e escrita que permitam a integração social e participação consciente no processo político-cultural e socioeconômico do país;
› Desenvolver as competências de análise e interpretação de conteúdos escritos e orais;
› Compreender diferentes tipos de textos, o seu contexto, estrutura, finalidade e características linguísticas;
› Desenvolver a
sensibilidade e a criatividade do aluno através da leitura e escrita de texto
literário e não literário.
Objetivos gerais da língua portuguesa na 7 Classe
› Conhecimento da língua portuguesa e adaptação da sua correta utilização às diferentes situações de comunicação.
› Compreender as características das tipologias textuais e o contexto dos discursos;
› Compreender expressões orais e escritas através da informação captada;
› reconhecer criticamente o sentido e a intencionalidade das mensagens veiculadas nos vários discursos;
› analisar textos com recurso à aquisição gradual de ferramentas linguísticas e literárias;
› Interpretar declarações e textos que variam de acordo com o contexto social ou situacional;
› Compreender a
natureza do funcionamento da linguagem com base em situações de uso e em
ocasiões específicas.
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