Programa de História da 7 8 e 9 classe pdf de Angola


Programa de História da 7 8 e 9 classe pdf de Angola




Apresentação

A história é uma ciência que estuda o homem e a sociedade ao longo do tempo. Pertence ao grupo das ciências sociais e lida com o estudo do desenvolvimento das sociedades humanas ao longo do tempo.

 

A sua importância reside no contributo para a compreensão do presente a partir do passado e com este conhecimento nós representamos o futuro.

 

O estudo da história na 8ª classeé de grande importância para a formação da personalidade do aluno. História, como disciplina permite ao aluno entrar em contato com o desenvolvimento da sociedade humana, com a luta das nações contra opressão e exploração ao longo dos tempos com problemas políticos, econômicos e sociais.

 

A relevância para a história de África, e especialmente de Angola, centra-se na proximidade à realidade em que o aluno se encontra. Inserido e que ele poderá comparar e entender melhor, contribuindo assim para sua melhor compreensão o mundo e a evolução como ser humano. Ensino de história na 9 classe possibilita consolidar conhecimentos adquiridos em séries anteriores compreender as causas do processo de ocupação colonial de África e a sua posterior descolonização. Permite também para que os alunos tenham uma ideia precisa do desenvolvimento do imperialismo na Europa e sua expansão em outros continentes.

 

 Aproximação à realidade histórica atual com referências a África e Angola em processos históricos do mundo, permite articular harmoniosamente aspectos de diferentes regiões em diferentes contextos.

 

Objetivos gerais de história no 1.º ciclo do ensino secundário

  • › Conhecer toda a interpretação etnocêntrica do desenvolvimento social através da compreensão desta cultura toda nação é produto de condições materiais e históricas.
  • › Avaliar os hábitos de organização do trabalho independente com base em dados de informação de várias fontes: relatórios, trabalhos científicos e literários, etc.;
  • › Entenda o conteúdo das mensagens veiculadas pela mídia, filmes, shows televisão e programas culturais e teatrais;
  • › Aplicar linguagem histórica precisa usando regularmente vocabulário específico;
  • › Compreender que a civilização do mundo de hoje resulta dos vários contributos dos povos;
  • › Avaliar as competências de observação, análise, crítica, comparação e interpretação de factos históricos;
  • › Analisar o espírito de trabalho em grupo e trabalho independente;
  • › Entender que o trabalho é o primeiro dever de todo indivíduo que contribui para o bem-estar da sociedade coletivo;
  • › Compreender a diversidade cultural através do conhecimento do passado;
  • › Resuma os conhecimentos adquiridos na aula anterior sobre os conceitos e compreensão das linhas gerais desenvolvimento do processo histórico mundial:
  • › Aplicar conhecimentos que permitam a formação de uma concepção científica do mundo;
  • › Avaliar a capacidade de observação, compreensão e análise dos factos históricos;
  • › Avaliar a integração do aluno na realidade social, política e cultural que o envolve;
  • › Avaliar a capacidade de expressão e argumentação e respeito pelos outros;
  • › Compreender a relatividade e multiplicidade de valores em diferentes tempos e espaços;
  • › Compreender alguns momentos das relações entre África, Europa e América;
  • › Avaliar o espírito crítico que permite problematizar e compreender muitos dos problemas da atualidade;
  • › apoio à educação cívica com vista à preparação para a aplicação consciente da cidadania;
  • › Compreender a aquisição de competências específicas no tratamento, classificação e análise de recursos historicamente;
  • › Promover atitudes de tolerância face a ideais, crenças, culturas e valores diferentes dos seus;
  • › Promover atitudes de reconhecimento e respeito pelo património histórico-cultural, nacional e universal.
  • › apoiar a educação cívica de forma a preparar para o exercício consciente da cidadania;
  • › sintetizar atitudes de tolerância face a ideias, crenças, culturas e valores diferentes dos seus;
  • › Avaliar atitudes de reconhecimento e respeito pelo património histórico-cultural nacional e universal.

O nível 7 tem uma dupla dimensão: além de ser a porta de entrada para o segundo nível do sistema (ensino médio) é também o início do 1º ciclo. Nesse nível, em particular, o programa de História da 7ª classe representa um visão diacrônica e visão sincrônica da história humana, desde os primórdios até o século XV dC.

Isso permitirá ao aluno obter conhecimentos básicos sobre a aventura humana e seu destino até o final

 

Medieval. Nesta ordem de pensamento, o programa da 7º classe estrutura-se em cinco temas:

Tópico 1 - Introdução à História: trata de questões gerais da história como ciência, como objeto de seu estudo. estudo, fontes históricas e métodos de medição do tempo. Em suma, este tópico pode ser considerado como uma unidade introdutório.

 

Tópico 2 – A origem do homem: discute a aparência do homem e, principalmente, seu desenvolvimento sócio-cultural. Este tópico representa a chamada pré-história e representa uma aplicação parcial dos conceitos estudados no capítulo anterior.

 

Tópico 3 - Civilizações Antigas: revela alguns modelos de civilizações deste período histórico. Eles eram selecionou algumas civilizações levando em conta características semelhantes (China) e inovações que presente (antigo Egito).

 

Tópico 4 - Europa Feudal: traça as características predominantes na Europa após a antiguidade.

 

Tema 5 - África na Idade Média: apresenta a situação da África desde o período conhecido como "Idade das Trevas" da história africana' às influências muçulmanas nos séculos III e IV. Migrações e expansões bantu são as mais proeminentes.

 

Os muçulmanos na África e a formação dos primeiros reinos e impérios africanos ao sul do Saara, a partir do séc. e IV. O programa foi pensado retirando o que consideramos acessórios e passou a dar mais peso ao continente africano.

 

Desta forma, convidamos o professor a desenvolver este programa e enfatizar sempre o essencial e tudo mais pode efetuar mudanças através do ensino da história.




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