Programa de EVP (Educação Visual e Plástica) da 7 8 e 9 classe pdf de Angola

 

Programa de EVP (Educação Visual e Plástica) da 7 8 e 9 classe pdf de Angola

Objectivos Gerais

  • › Melhorar a capacidade de comunicação gráfica, não verbal, aplicada a fenómenos e atividades específicas da vida quotidiana;
  • › Utilizar os cinco fatores das capacidades produtivas (intelectuais) que afetam a criatividade artística e humana em geral: sensibilidade, fluência, flexibilidade, sofisticação e originalidade;
  • › Emitir critérios de avaliação utilizando termos e elementos de análise visual de obras dos próprios alunos, artistas locais e grandes mestres da cultura universal;
  • › Dominar, em termos de conceitos e categorias, os principais conceitos e elementos estéticos na interpretação teórica dos fenómenos visuais;
  • › Utilizar elementos formais e símbolos das culturas indígenas no processo de produção artística;
  • › Criar obras plásticas utilizando diferentes soluções criativas para alcançar o mesmo produto artístico;
  • › sintetizar uma estrutura formal capaz de comunicar eficazmente o fenómeno percebido num espaço designado (limitado) com economia de recursos;
  • › No processo de produção e valorização artística, apoiar diversas posições favoráveis ​​à formação da identidade cultural nacional;
  • › Adotar, no processo criativo, um posicionamento favorável à integração dos valores das culturas indígenas como cultura nacional;
  • › Promover a aceitação e respeito das diferenças e semelhanças culturais como atitudes importantes para a tolerância, convivência pacífica e integração entre diferentes grupos étnicos.

 

INTRODUÇÃO

A educação visual e plástica é uma disciplina que, como outras, as áreas que fazem parte do currículo contribuirão para sua formação personalidade harmoniosa e multifacetada de um indivíduo. Como a educação visual e plástica pode contribuir para a educação personalidade? Qual é o seu papel específico?

 

Antes de responder a essas perguntas, devemos lembrar que o ser humano que queremos criar precisa desenvolver um arquivo habilidades e habilidades desde o nascimento até a idade adulta, cuja habilidades são processadas pelo nosso cérebro. Mas acontece que a estrutura nosso cérebro responsável pelas habilidades e habilidades ensinadas pela escola, conhecido como córtex, é dividido em dois lados ou hemisférios e cada um desses hemisférios é responsável por diferentes capacidades. total, se o hemisfério principal do nosso cérebro é responsável por capacidades como síntese, pensamento lógico e matemático, recepção e emissão da linguagem, dimensão do tempo, etc.; o hemisfério secundário é responsável pelas habilidades e habilidades como síntese, senso visual e musical, pensamento visual ou por imagens, sentido configurativo (holístico, todo), conceito geométricas e globais, atitudes e dimensões criativas e conceitos de espaço.

 

A partir desta explicação, é lógico deduzir que as disciplinas de arte na escola têm com o objetivo de desenvolver capacidades que são de competência do hemisfério parte secundária do nosso cérebro, enquanto disciplinas como matemática e as línguas destinam-se a desenvolver as competências pelas quais são responsáveis nosso hemisfério principal. Portanto, as disciplinas artísticas devem usar métodos e meios bastante diferentes, tanto na concepção quanto nos fins idiomas e matemática usados ​​regularmente.

 

Desenvolvimento habilidades de ambos os hemisférios é transcendental para o indivíduo porque eles trabalham simultaneamente, mas com a peculiaridade de que o cérebro trabalha no nível do hemisfério, que é menos desenvolvido, ou seja, que se o indivíduo não for educado para desenvolver as habilidades de ambos hemisférios, isto é, se recebe uma educação unilateral, como classifica UNESCO, pode ter dificuldades com o processo de adaptação em empresa.

 

Durante muitos anos a escola em Angola desenvolveu um currículo sem disciplinas artísticas, praticando o ensino unilateral do ponto de vista visão das capacidades hemisféricas e, em muitos casos, no ensino de arte Plásticos, ele só conseguia fazer com o componente de matemática dela. Esses aspectos, reconhecidos pelos autores deste programa, serviram de base às reformulações sofrem com os atuais programas e manuais adequados à disciplina Educação manual e educação visual e plástica.






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