Objectivos Gerais
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Melhorar a capacidade de comunicação gráfica, não verbal, aplicada a
fenómenos e atividades específicas da vida quotidiana;
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Utilizar os cinco fatores das capacidades produtivas (intelectuais) que
afetam a criatividade artística e humana em geral: sensibilidade,
fluência, flexibilidade, sofisticação e originalidade;
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Emitir critérios de avaliação utilizando termos e elementos de análise
visual de obras dos próprios alunos, artistas locais e grandes mestres da
cultura universal;
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Dominar, em termos de conceitos e categorias, os principais conceitos e
elementos estéticos na interpretação teórica dos fenómenos visuais;
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Utilizar elementos formais e símbolos das culturas indígenas no processo
de produção artística;
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Criar obras plásticas utilizando diferentes soluções criativas para
alcançar o mesmo produto artístico;
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sintetizar uma estrutura formal capaz de comunicar eficazmente o fenómeno
percebido num espaço designado (limitado) com economia de recursos;
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processo de produção e valorização artística, apoiar diversas posições
favoráveis à formação da identidade cultural nacional;
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Adotar, no processo criativo, um posicionamento favorável à integração dos
valores das culturas indígenas como cultura nacional;
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Promover a aceitação e respeito das diferenças e semelhanças culturais
como atitudes importantes para a tolerância, convivência pacífica e
integração entre diferentes grupos étnicos.
INTRODUÇÃO
A educação visual e plástica é uma
disciplina que, como outras, as áreas que fazem parte do currículo
contribuirão para sua formação personalidade harmoniosa e multifacetada de um
indivíduo. Como a educação visual e plástica pode contribuir para a educação
personalidade? Qual é o seu papel específico?
Antes de responder a essas perguntas,
devemos lembrar que o ser humano que queremos criar precisa desenvolver um
arquivo habilidades e habilidades desde o nascimento até a idade adulta,
cuja habilidades são processadas pelo nosso cérebro. Mas acontece que a
estrutura nosso cérebro responsável pelas habilidades e habilidades ensinadas
pela escola, conhecido como córtex, é dividido em dois lados ou hemisférios e
cada um desses hemisférios é responsável por diferentes capacidades. total, se
o hemisfério principal do nosso cérebro é responsável por capacidades como
síntese, pensamento lógico e matemático, recepção e emissão da linguagem,
dimensão do tempo, etc.; o hemisfério secundário é responsável pelas
habilidades e habilidades como síntese, senso visual e musical, pensamento
visual ou por imagens, sentido configurativo (holístico, todo), conceito
geométricas e globais, atitudes e dimensões criativas e conceitos de espaço.
A partir desta explicação, é lógico
deduzir que as disciplinas de arte na escola têm com o objetivo de desenvolver
capacidades que são de competência do hemisfério parte secundária do nosso
cérebro, enquanto disciplinas como matemática e as línguas destinam-se a
desenvolver as competências pelas quais são responsáveis nosso hemisfério
principal. Portanto, as disciplinas artísticas devem usar métodos e meios
bastante diferentes, tanto na concepção quanto nos fins idiomas e matemática
usados regularmente.
Desenvolvimento habilidades de ambos os
hemisférios é transcendental para o indivíduo porque eles trabalham
simultaneamente, mas com a peculiaridade de que o cérebro trabalha no nível do
hemisfério, que é menos desenvolvido, ou seja, que se o indivíduo não for
educado para desenvolver as habilidades de ambos hemisférios, isto é, se recebe
uma educação unilateral, como classifica UNESCO, pode ter dificuldades com o
processo de adaptação em empresa.
Durante muitos anos a escola em Angola
desenvolveu um currículo sem disciplinas artísticas, praticando o ensino
unilateral do ponto de vista visão das capacidades hemisféricas e, em muitos
casos, no ensino de arte Plásticos, ele só conseguia fazer com o componente de
matemática dela. Esses aspectos, reconhecidos pelos autores deste programa,
serviram de base às reformulações sofrem com os atuais programas e manuais
adequados à disciplina Educação manual e educação visual e plástica.
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