Programa de EMC (Educação Moral e Civíca) da 7 8 e 9 classe pdf Angola


INTRODUÇÃO

A disciplina Educação Moral e Cívica tem uma finalidade formativa no 1.º Ciclo do Ensino Secundário, que corresponde fundamentalmente aos objetivos do sistema educativo do nosso país, que se consubstanciam na formação da personalidade e da cidadania, como núcleo de todo o processo educativo. processo de ensinar e aprender.

 

Este processo exprime e explica de forma fortemente objectiva a função da escola através da sua estrutura conceptual e dos seus objectivos, importa dizer que a sua construção curricular é sobretudo de carácter sócio-pedagógico: não surge de uma área epistemológica isolada, com as suas próprio objeto e métodos. Possibilita a reflexão e o acesso a muitos saberes, integrados e articulados sob o imperativo da formação pessoal, social, individual e comunitária de educandos (alunos) e educadores (professores).


Acreditamos, portanto, que o tema desta disciplina é a harmonia entre conhecimentos, atitudes e valores, bem como a harmonia entre o desenvolvimento cognitivo, afetivo, estético, espiritual, sócio-moral e cívico de todos os membros e participantes do processo educacional. processo de ensino e aprendizagem.

 

O ser humano não pode ser considerado uma “folha em branco” ou uma “obra acabada”, mas sim um processo dinâmico de aquisição de experiências materiais e espirituais, que amadurece experiências previamente adquiridas na interação entre as pessoas e destas com o meio ambiente. O homem realiza-se verdadeiramente e desenvolve-se articulando a sua experiência pessoal, que é única, com várias dimensões que expressam a sua humanidade, social e culturalmente.

 

No 1.º ciclo do ensino secundário, esta disciplina é trabalhada nos 7.º, 8.º e 9.º anos com o intuito amplo de estimular e fomentar a autonomia, a integração, o conhecimento mútuo e autoconhecimento e as relações, o conhecimento e a experiência, os valores, as atitudes e as práticas . identidade nacional e exercício da cidadania.


Para tal, os conteúdos, objetivos e linhas programáticas delineadas neste programa, dividido em três turmas, visam fazer da escola e das salas de aula o centro de um processo de ação e reflexão para ajudar os jovens a liderar o presente e a preparar o futuro. de forma responsável e crítica, como atores da sociedade e como agentes ativos da solidariedade, da tolerância, da paz, do respeito à diversidade, às diferenças e aos direitos humanos.

 

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MORAL E CIVIL

Como você sabe, o cumprimento dos programas é obrigatório. Entretanto, nos programas atuais, é sugestiva a divisão por trimestre e o número de períodos letivos para cada conteúdo, o que não deve limitar o desempenho e a criatividade do professor no desempenho de suas funções.

 

OBJETIVOS GERAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO

  • › Desenvolver harmoniosamente as capacidades físicas, estéticas, laborais, intelectuais e cívicas da geração jovem;
  • › Aprender competências científicas para intervir na vida ativa da sociedade;
  • › Conhecer e respeitar os valores e símbolos nacionais;
  • › Aliar o conhecimento técnico e científico à resolução dos problemas nacionais, permitindo uma melhor reflexão do meio onde vivemos;
  • › Capacitar indivíduos para que possam melhor analisar e compreender questões a nível nacional, regional e internacional;
  • › Reconhecer os valores da dignidade humana, tolerância e cultura de paz e unidade nacional;
  • › Formar um indivíduo capaz de compreender os problemas do país, participando na vida social à luz dos princípios e valores democráticos.

 

OBJECTIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO MORAL E CIVIL NO 1º CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO

  • › compreender que sociedades pluralistas e democráticas só existem com base no diálogo aberto, na cooperação e na integração de diferentes interesses;
  • › a compreensão da cidadania como o exercício de direitos e obrigações com base na participação social;
  • › Mostre uma imagem positiva do seu corpo como entidade assexuada, independentemente de maior ou menor elegância ou outros atributos físicos;
  • › Conhecer o sentido de responsabilidade consigo próprio e com a sociedade;
  • › Compreender a importância de manter um estilo de vida saudável, em harmonia com o meio envolvente;
  • › Utilizar diferentes fontes de informação para adquirir e reconstruir conhecimentos com base em experiências individuais e coletivas;
  • › valorização da diversidade angolana e das diferenças socioculturais;
  • › Compreender a democracia como um sistema que rege a convivência em sociedade de seres, crenças, ideias e experiências baseadas na diversidade;
  • › analisar as diferentes liberdades como fundamentos da democracia;
  • › Desenvolver atitudes de autonomia, responsabilidade, cooperação e diálogo como base para a resolução de conflitos;
  • › Compreender as origens e fundamentos da Declaração Universal dos Direitos Humanos;
  • › Avaliar atitudes de tolerância e repúdio às injustiças sociais.

 

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO MORAL E CIVIL NO 7º ANO

  • › Demonstrar autonomia e autoconfiança;
  • › Compreender a sua forma de agir em prol do bem pessoal e coletivo;
  • › Aplicar as competências para comunicar de forma clara, correta e assertiva;
  • › Aplicar competências físicas, estéticas e intelectuais para incorporar novos conhecimentos face a novas realidades ou necessidades;
  • › compreender o permanente respeito pela dignidade humana, pelos símbolos nacionais e pela unidade nacional;
  • › conhecimento dos direitos humanos como base do desenvolvimento social e económico;
  • › Desenvolver uma cultura de paz assente nos conhecimentos morais e cívicos adquiridos.






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