INTRODUÇÃO
A disciplina Educação Moral e Cívica tem uma
finalidade formativa no 1.º Ciclo do Ensino Secundário, que corresponde
fundamentalmente aos objetivos do sistema educativo do nosso país, que se
consubstanciam na formação da personalidade e da cidadania, como núcleo de todo
o processo educativo. processo de ensinar e aprender.
Este processo exprime e explica de forma
fortemente objectiva a função da escola através da sua estrutura conceptual e
dos seus objectivos, importa dizer que a sua construção curricular é sobretudo
de carácter sócio-pedagógico: não surge de uma área epistemológica isolada, com
as suas próprio objeto e métodos. Possibilita a reflexão e o acesso a muitos
saberes, integrados e articulados sob o imperativo da formação pessoal, social,
individual e comunitária de educandos (alunos) e educadores (professores).
Acreditamos, portanto, que o tema desta
disciplina é a harmonia entre conhecimentos, atitudes e valores, bem como a
harmonia entre o desenvolvimento cognitivo, afetivo, estético, espiritual,
sócio-moral e cívico de todos os membros e participantes do processo
educacional. processo de ensino e aprendizagem.
O ser humano não pode ser considerado uma
“folha em branco” ou uma “obra acabada”, mas sim um processo dinâmico de
aquisição de experiências materiais e espirituais, que amadurece experiências
previamente adquiridas na interação entre as pessoas e destas com o meio
ambiente. O homem realiza-se verdadeiramente e desenvolve-se articulando a sua
experiência pessoal, que é única, com várias dimensões que expressam a sua
humanidade, social e culturalmente.
No 1.º ciclo do ensino secundário, esta
disciplina é trabalhada nos 7.º, 8.º e 9.º anos com o intuito amplo de
estimular e fomentar a autonomia, a integração, o conhecimento mútuo e
autoconhecimento e as relações, o conhecimento e a experiência, os valores, as
atitudes e as práticas . identidade nacional e exercício da cidadania.
Para tal, os conteúdos, objetivos e linhas
programáticas delineadas neste programa, dividido em três turmas, visam fazer
da escola e das salas de aula o centro de um processo de ação e reflexão para
ajudar os jovens a liderar o presente e a preparar o futuro. de forma
responsável e crítica, como atores da sociedade e como agentes ativos da
solidariedade, da tolerância, da paz, do respeito à diversidade, às diferenças
e aos direitos humanos.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MORAL E CIVIL
Como você sabe, o cumprimento dos programas é
obrigatório. Entretanto, nos programas atuais, é sugestiva a divisão por
trimestre e o número de períodos letivos para cada conteúdo, o que não deve
limitar o desempenho e a criatividade do professor no desempenho de suas
funções.
OBJETIVOS GERAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO
- › Desenvolver harmoniosamente as capacidades físicas, estéticas, laborais, intelectuais e cívicas da geração jovem;
- › Aprender competências científicas para intervir na vida ativa da sociedade;
- › Conhecer e respeitar os valores e símbolos nacionais;
- › Aliar o conhecimento técnico e científico à resolução dos problemas nacionais, permitindo uma melhor reflexão do meio onde vivemos;
- › Capacitar indivíduos para que possam melhor analisar e compreender questões a nível nacional, regional e internacional;
- › Reconhecer os valores da dignidade humana, tolerância e cultura de paz e unidade nacional;
- › Formar um indivíduo capaz de compreender os problemas do país, participando na vida social à luz dos princípios e valores democráticos.
OBJECTIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO MORAL E CIVIL
NO 1º CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO
- › compreender que sociedades pluralistas e democráticas só existem com base no diálogo aberto, na cooperação e na integração de diferentes interesses;
- › a compreensão da cidadania como o exercício de direitos e obrigações com base na participação social;
- › Mostre uma imagem positiva do seu corpo como entidade assexuada, independentemente de maior ou menor elegância ou outros atributos físicos;
- › Conhecer o sentido de responsabilidade consigo próprio e com a sociedade;
- › Compreender a importância de manter um estilo de vida saudável, em harmonia com o meio envolvente;
- › Utilizar diferentes fontes de informação para adquirir e reconstruir conhecimentos com base em experiências individuais e coletivas;
- › valorização da diversidade angolana e das diferenças socioculturais;
- › Compreender a democracia como um sistema que rege a convivência em sociedade de seres, crenças, ideias e experiências baseadas na diversidade;
- › analisar as diferentes liberdades como fundamentos da democracia;
- › Desenvolver atitudes de autonomia, responsabilidade, cooperação e diálogo como base para a resolução de conflitos;
- › Compreender as origens e fundamentos da Declaração Universal dos Direitos Humanos;
- › Avaliar atitudes de tolerância e repúdio às injustiças sociais.
OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO MORAL E CIVIL NO
7º ANO
- › Demonstrar autonomia e autoconfiança;
- › Compreender a sua forma de agir em prol do bem pessoal e coletivo;
- › Aplicar as competências para comunicar de forma clara, correta e assertiva;
- › Aplicar competências físicas, estéticas e intelectuais para incorporar novos conhecimentos face a novas realidades ou necessidades;
- › compreender o permanente respeito pela dignidade humana, pelos símbolos nacionais e pela unidade nacional;
- › conhecimento dos direitos humanos como base do desenvolvimento social e económico;
- › Desenvolver uma cultura de paz assente nos conhecimentos morais e cívicos adquiridos.
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