Programa da 4 classe Ensino Primário Angola pdf [BAIXAR GRATUITAMENTE]

 


Uma introdução geral à disciplina Língua Portuguesa no ensino fundamental

 

Ao ingressar na escola, a criança já possui certos conhecimentos, adquiridos suas experiências no ambiente familiar e social. A Lei de Bases define o sistema educativo como um conjunto de processos, princípios e as formas como a educação acontece. É necessário, portanto, proceder à estruturação um conjunto de aprendizagens relacionadas com a conquista de uma formação harmoniosa e integral a personalidade do aluno, no que diz respeito à consolidação de uma sociedade próspera, livre e democrática.

 

O português é a língua oficial da escola e da comunicação nacional em Angola e internacional. É a linguagem portadora através da qual as mensagens são enviadas e recebidas, e a base para aquisição de conhecimentos técnico-científicos e valores éticos, cívicos e culturais. Ela também desempenha o papel de meio de transferência e aquisição de conhecimento tácito e explícito porque é uma ferramenta de integração.

 

Como o ensino-aprendizagem ocorre em português, ele se torna um meio de apoio e articulação entre todas as disciplinas, uma ferramenta de pesquisa social e científica. Seu o uso correto possibilita o desenvolvimento do vocabulário e a compreensão do texto escrito. Portanto, o português não é a língua materna da maioria das crianças angolanas o cuidado para que métodos e técnicas eficazes sejam adotados na educação primária que sejam capazes de conduzir os alunos se movam de forma pacífica e consciente para aprender com o círculo familiar e social para aprender e conhecer conteúdos bem estruturados e ensinado em instituições de ensino. Este conhecimento permitirá às novas gerações são dotados de conhecimentos lógicos e de aprendizagem progressiva da linguagem, termos necessários para resolver questões da vida individual e coletiva.

 

Uma introdução geral à disciplina Língua Portuguesa no ensino fundamental

 

Ao ingressar na escola, a criança já possui certos conhecimentos, adquiridos suas experiências no ambiente familiar e social.

 

A Lei de Bases define o sistema educativo como um conjunto de processos, princípios e as formas como a educação acontece. É necessário, portanto, proceder à estruturação um conjunto de aprendizagens relacionadas com a conquista de uma formação harmoniosa e integral a personalidade do aluno, no que diz respeito à consolidação de uma sociedade próspera, livre e democrática.

 

O português é a língua oficial da escola e da comunicação nacional em Angola e internacional. É a linguagem portadora através da qual as mensagens são enviadas e recebidas, e a base para aquisição de conhecimentos técnico-científicos e valores éticos, cívicos e culturais. Ela também desempenha o papel de meio de transferência e aquisição de conhecimento tácito e explícito porque é uma ferramenta de integração.

 

Como o ensino-aprendizagem ocorre em português, ele se torna um meio de apoio e articulação entre todas as disciplinas, uma ferramenta de pesquisa social e científica. Seu o uso correto possibilita o desenvolvimento do vocabulário e a compreensão do texto escrito.

 

Portanto, o português não é a língua materna da maioria das crianças angolanas o cuidado para que métodos e técnicas eficazes sejam adotados na educação primária que sejam capazes de conduzir os alunos se movam de forma pacífica e consciente para aprender com o círculo familiar e social para aprender e conhecer conteúdos bem estruturados e ensinado em instituições de ensino. Este conhecimento permitirá às novas gerações são dotados de conhecimentos lógicos e de aprendizagem progressiva da linguagem, termos necessários para resolver questões da vida individual e coletiva.

 

Objetivos gerais da disciplina Língua Portuguesa no ensino fundamental

 

Como parte da reforma educacional, a educação básica foi estendida para seis séries. Assim, a disciplina de língua portuguesa neste nível deve fornecer ao aluno os recursos necessários destinada a alcançar objetivos definidos tanto no nível da linguagem quanto no nível pessoal, social e social e cultura, especificamente:

 

> Conhecer as principais características da linguagem enquanto meio de comunicação interpessoal e objecto estudos;

 

> Compreender a estrutura e o funcionamento da linguagem em situações de uso;

 

> Aplicar métodos de trabalho e processo de investigação, recolha, organização e aprendizagem conteúdos linguísticos e de comunicação programados;

 

> Compreender assuntos e temas, palavras e frases relacionadas com o ensino primário;

 

> Analisar os procedimentos a utilizar em todas as fases da aprendizagem;

 

> Criar motivação pessoal para continuar a estudar;

 

> Conhecer as normas de proteção do ambiente e dos ecossistemas;

 

> Desenvolver na criança o conceito de vida familiar e bem-estar familiar;

 

> Conhecer os conceitos básicos da sexualidade humanizada e responsável.

 

Objetivos gerais da disciplina língua portuguesa na 4ª Classe

 

No 4.º ano, o ensino da língua portuguesa incide, entre outros, nos seguintes objetivos gerais:

 

> Desenvolver na criança a identidade cultural angolana;

 

> Conhecimento dos métodos de trabalho e estudo alargados a outras áreas curriculares;

 

> Conhecer os meios de informação que veiculam novos conhecimentos, nomeadamente rádio, televisão, jornais, internet, etc.;

 

> Compreender as regras linguísticas;

 

> Desenvolver a oralidade, leitura e escrita da criança para que ela adquira certas competência linguística;

 

> Desenvolver na criança atitudes, hábitos de limpeza, ordem, respeito, pertencimento e bom gosto trabalhar;

 

> Aplicar conhecimentos que permitam a compreensão progressiva dos fenómenos, destacando fenômenos humanos e sociais;

 

> Analisar o desenvolvimento integral da criança para a melhoria qualitativa dos resultados escolares.






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