Uma introdução geral à disciplina Língua Portuguesa
no ensino fundamental
Ao ingressar na escola, a criança já possui
certos conhecimentos, adquiridos suas experiências no ambiente familiar e
social. A Lei de Bases define o sistema educativo como um conjunto de
processos, princípios e as formas como a educação acontece. É necessário,
portanto, proceder à estruturação um conjunto de aprendizagens relacionadas com
a conquista de uma formação harmoniosa e integral a personalidade do aluno, no
que diz respeito à consolidação de uma sociedade próspera, livre e democrática.
O português é a língua oficial da escola e da
comunicação nacional em Angola e internacional. É a linguagem portadora através
da qual as mensagens são enviadas e recebidas, e a base para aquisição de
conhecimentos técnico-científicos e valores éticos, cívicos e culturais. Ela também
desempenha o papel de meio de transferência e aquisição de conhecimento tácito e
explícito porque é uma ferramenta de integração.
Como o ensino-aprendizagem ocorre em
português, ele se torna um meio de apoio e articulação entre todas as
disciplinas, uma ferramenta de pesquisa social e científica. Seu o uso correto
possibilita o desenvolvimento do vocabulário e a compreensão do texto escrito. Portanto,
o português não é a língua materna da maioria das crianças angolanas o cuidado
para que métodos e técnicas eficazes sejam adotados na educação primária que
sejam capazes de conduzir os alunos se movam de forma pacífica e consciente
para aprender com o círculo familiar e social para aprender e conhecer
conteúdos bem estruturados e ensinado em instituições de ensino. Este
conhecimento permitirá às novas gerações são dotados de conhecimentos lógicos e
de aprendizagem progressiva da linguagem, termos necessários para resolver
questões da vida individual e coletiva.
Uma introdução geral à disciplina Língua Portuguesa
no ensino fundamental
Ao ingressar na escola, a criança já possui
certos conhecimentos, adquiridos suas experiências no ambiente familiar e
social.
A Lei de Bases define o sistema educativo
como um conjunto de processos, princípios e as formas como a educação acontece.
É necessário, portanto, proceder à estruturação um conjunto de aprendizagens
relacionadas com a conquista de uma formação harmoniosa e integral a
personalidade do aluno, no que diz respeito à consolidação de uma sociedade
próspera, livre e democrática.
O português é a língua oficial da escola e da
comunicação nacional em Angola e internacional. É a linguagem portadora através
da qual as mensagens são enviadas e recebidas, e a base para aquisição de
conhecimentos técnico-científicos e valores éticos, cívicos e culturais. Ela também
desempenha o papel de meio de transferência e aquisição de conhecimento tácito e
explícito porque é uma ferramenta de integração.
Como o ensino-aprendizagem ocorre em
português, ele se torna um meio de apoio e articulação entre todas as
disciplinas, uma ferramenta de pesquisa social e científica. Seu o uso correto
possibilita o desenvolvimento do vocabulário e a compreensão do texto escrito.
Portanto, o português não é a língua materna
da maioria das crianças angolanas o cuidado para que métodos e técnicas
eficazes sejam adotados na educação primária que sejam capazes de conduzir os
alunos se movam de forma pacífica e consciente para aprender com o círculo familiar
e social para aprender e conhecer conteúdos bem estruturados e ensinado em
instituições de ensino. Este conhecimento permitirá às novas gerações são
dotados de conhecimentos lógicos e de aprendizagem progressiva da linguagem,
termos necessários para resolver questões da vida individual e coletiva.
Objetivos gerais da disciplina Língua Portuguesa no ensino fundamental
Como parte da reforma educacional, a educação
básica foi estendida para seis séries. Assim, a disciplina de língua portuguesa
neste nível deve fornecer ao aluno os recursos necessários destinada a alcançar
objetivos definidos tanto no nível da linguagem quanto no nível pessoal, social
e social e cultura, especificamente:
> Conhecer as principais características
da linguagem enquanto meio de comunicação interpessoal e objecto estudos;
> Compreender a estrutura e o
funcionamento da linguagem em situações de uso;
> Aplicar métodos de trabalho e processo
de investigação, recolha, organização e aprendizagem conteúdos linguísticos e
de comunicação programados;
> Compreender assuntos e temas, palavras e
frases relacionadas com o ensino primário;
> Analisar os procedimentos a utilizar em
todas as fases da aprendizagem;
> Criar motivação pessoal para continuar a
estudar;
> Conhecer as normas de proteção do
ambiente e dos ecossistemas;
> Desenvolver na criança o conceito de
vida familiar e bem-estar familiar;
> Conhecer os conceitos básicos da
sexualidade humanizada e responsável.
Objetivos gerais da disciplina língua portuguesa na 4ª Classe
No 4.º ano, o ensino da língua portuguesa
incide, entre outros, nos seguintes objetivos gerais:
> Desenvolver na criança a identidade
cultural angolana;
> Conhecimento dos métodos de trabalho e
estudo alargados a outras áreas curriculares;
> Conhecer os meios de informação que
veiculam novos conhecimentos, nomeadamente rádio, televisão, jornais, internet,
etc.;
> Compreender as regras linguísticas;
> Desenvolver a oralidade, leitura e
escrita da criança para que ela adquira certas competência linguística;
> Desenvolver na criança atitudes, hábitos
de limpeza, ordem, respeito, pertencimento e bom gosto trabalhar;
> Aplicar conhecimentos que permitam a
compreensão progressiva dos fenómenos, destacando fenômenos humanos e sociais;
> Analisar o desenvolvimento integral da
criança para a melhoria qualitativa dos resultados escolares.
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