Uma introdução geral à disciplina Língua Portuguesa
no ensino fundamental
Ao ingressar na escola, a criança já possui
certos conhecimentos, adquiridos dele experiências no ambiente familiar e
social.
A Lei de Bases define o sistema educativo
como um conjunto de processos, princípios e as formas como a educação acontece.
É necessário, portanto, proceder à estruturação um conjunto de aprendizagens
relacionadas com a conquista de uma formação harmoniosa e integral a
personalidade do aluno, no que diz respeito à consolidação de uma sociedade
próspera, livre e democrática.
O português é a língua oficial, escola e
comunicação nacional em Angola e internacional. É a linguagem de comunicação
através da qual as mensagens são enviadas e recebidas, e a base para
aquisição de conhecimentos técnico-científicos,
valores étnicos, cívicos e culturais. ela joga também funciona como um veículo
para a transmissão e aquisição de conhecimento explícito, uma ferramenta integração,
meios de apoio e articulação de todas as disciplinas.
Como o ensino-aprendizagem ocorre em
português, ele se torna um meio de apoio e articulação entre todas as
disciplinas, uma ferramenta de pesquisa social e científica, e seu uso correto
possibilita o desenvolvimento do vocabulário e a compreensão da expressão oral
e escrita.
Para a maioria das crianças angolanas, o
português não é a sua língua materna; portanto garantir que métodos e técnicas
eficazes sejam adaptados na educação primária que sejam capazes de envolver os
alunos os alunos façam de forma pacífica e consciente a transição do
aprendizado para a convivência em um círculo familiar e social para aprender e
conhecer conteúdos bem estruturados e ensinado em instituições de ensino. Este
conhecimento permitirá às novas gerações são dotados de conhecimentos lógicos e
de aprendizagem progressiva da linguagem, condições necessários para resolver
questões da vida individual e coletiva.
Objetivos gerais da disciplina Língua Portuguesa
no ensino fundamental
A educação básica é ampliada para seis turmas
com a reforma escolar; assim, a disciplina de língua portuguesa neste nível
deve fornecer ao aluno os recursos necessários destinada a alcançar objetivos
definidos tanto a nível linguístico como a nível pessoal, social e social cultura,
especificamente:
> Conhecer as principais características
da linguagem enquanto meio de comunicação interpessoal e objeto estudos;
> Explicar métodos de trabalho e pesquisa,
coleta, organização de conteúdo linguístico e comunicações programadas;
> Compreender assuntos e tópicos, palavras
e frases ensinadas no ensino básico;
> Analisar os procedimentos a utilizar em
todas as fases da aprendizagem;
> Crie motivação pessoal para continuar
seus estudos.
Objetivos gerais da disciplina da Língua Portuguesa na 5º Classe
No 5º ano, quanto ao conteúdo proposto, a disciplina teria a língua portuguesa dotar o aluno de meios que conduzam à consecução de objetivos em três áreas: Linguística: domínio progressivo da linguagem como um meio de comunicação interpessoal e um objeto estudos.
> Uma ferramenta de comunicação adequada que permite aos alunos alargar os seus horizontes cultura e facilitar a sua integração social, bem como a sua participação consciente e crítica na vida nacional;
> Alargar a competência comunicativa no
que diz respeito ao sucesso académico noutras disciplinas;
> Conhecimento e reflexão de algumas
características básicas da cultura e do funcionamento da sociedade Língua
portuguesa em situações de uso. Cultural: conhecimento progressivo mediado da
cultura nacional e outros fatos culturais Idioma portugues.
> Desenvolver a vontade de recolher e
organizar as produções do património cultural nacional;
> Conhecer alguns aspectos culturais das
realidades da língua portuguesa.
Treinamento ou desenvolvimento pessoal:
dominar métodos de trabalho, pesquisa e desenvolvimento desenvolvimento de
atitudes positivas em relação a si mesmo, aos outros e ao mundo em que se vive.
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