Caros alunos, professores, gestores educativos e parceiros sociais
A educação é um fenômeno social complexo e dinâmico, presente em todos os tempos da civilização humana. Ela se realiza nas sociedades por meio da participação e cooperação de todos os agentes e agências socializadoras. Como resultado, os membros das sociedades estão plenamente preparados para assegurar a continuidade e o desenvolvimento da civilização humana em vários contextos sociais, econômicos, políticos, culturais e históricos.
Atualmente, a educação escolar é praticamente de responsabilidade dos estados, o que consiste na aplicação de políticas que assegurem a educação, principalmente em nível obrigatório e gratuito. No caso específico de Angola, a promoção de políticas que assegurem a gratuidade do ensino obrigatório é uma tarefa fundamental atribuída ao Estado angolano (artigo 21.º, alínea g), CRA1). Esta tarefa consiste em criar condições que garantam um ensino de qualidade através do cumprimento dos princípios gerais da educação. À luz desse princípio constitucional, na Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino, a educação é entendida como um processo planejado e sistematizado de ensino e aprendizagem, cujo objetivo é a preparação integral do indivíduo para as exigências de sua vida individual e vida colectiva (artigo 2.º1 da Lei n.º 17/16, de 7 de Outubro).
O cumprimento deste objetivo requer ações específicas de intervenção educacional do executivo e seus parceiros, também inseridas nas agendas globais das Nações Unidas até 2030 e da União Africana até 2063.
Para colocar em prática estes pressupostos sociais e humanísticos, o Ministério da Educação procedeu a uma revisão curricular através da Correção e Atualização de Planos Curriculares, Programas Curriculares, Cadernos Escolares, Documentos de Avaliação de Aprendizagens e outros, que resultou na criação destes materiais curriculares . Este acto é da maior importância porque as ciências pedagógicas e a prática pedagógica recomendam que os materiais curriculares tenham um prazo de validade, findo o qual devem ser corrigidos ou substituídos. Os materiais colocados nos serviços de educação e ensino acompanham e adaptam-se assim ao desenvolvimento da sociedade, ao conhecimento científico, técnico e tecnológico.
Pois temos a hora de trazer hoje para si o melhor dos melhores o manual de Ciências da Natureza da 5ª Classe em Angola, entretanto com todos os temas que vamos deixa aqui, e também os seus respectivos subtemas e muito mais que verás nesses manual. Logo abaixo verás um link do Manual da 5ª Classe em Angola onde você vai pode conseguir e sem problemas de baixar o livro em PDF.
Portanto este manual vai te ajudar a entender melhor os temas e subtemas deste livro com o título Ciências da Natureza tem como autores Afonso Miguel, Piedade Silissóli Agostinho e Maria Milagre de Lourdes Freitas, aproveita e baixa agora mesmo livro com melhores temas.
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Angola Gratuitamente
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Livro de Ciências da Natureza da 5ª Classe em Angola - (Baixar Livro de Ciências da Natureza da 5ª
Classe pdf)
Índice:
Tema: 1
- Corpos na Natureza
Noção de corpo e substância
Propriedades dos corpos
Tema: 2 - O ar na Natureza
O ar na Natureza
Atmosfera
Componentes do ar
Importância dos gases que compõem o ar
Pressão atmosférica
Barómetro
Variações
da pressão atmosférica
Poluição atmosférica
Consequências da poluição do ar
Tema: 3 - Energia
Noção geral de energia
Ganho
e perda de energia
Fontes
de energia natural e artificial
Calor
Noção
de calor
Efeitos do calor sobre os corpos
Mudanças de estado
Combustão.
Importância do oxigénio nas combustões
Gases
comburentes e incomburentes
Importância económica do petróleo
A luz
Corpos
luminosos e corpos iluminados
Sombra
e penumbra
Refracção da luz
Reflexão da luz
Tema: 4 - A água
A água
A água na Natureza
Propriedades
físicas da água
A água e a sua utilização energética
Barragens
A água do mar
Importância das salinas
Ciclo da água na Terra
Poluição da água
Tema: 5 - Crusta terrestre
Noção elementar de solo e de rocha
Rochas
Chave
para classificação das rochas estudadas
Minérios
Importância do solo arável na agricultura
Importância
da agricultura em Angola
Degradação e preservação do solo
Tema: 6 - O meio em que vivemos
O ambiente
Tipos
de ambiente
Inter-relação
entre os seres vivos
Degradação e preservação da flora
Deflorestação e suas consequências
Preservação da flora
Degradação e preservação da fauna
Preservação da fauna
Poluição do meio
Tema: 7 - Alimentação e saúde
Alimentação equilibrada
Má
nutrição e subnutrição
Conservação dos alimentos
Tema: 8 - Higiene e saúde
Saúde do meu corpo
Higiene do meu bairro
A SIDA
Glossário
Bibliografia
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