Programa de Geografia 7 [8 e 9] Classe em Angola - (Baixar Programa de Geografia 7, 8 e 9 Classe em Angola pdf)

9ª Classes 7ª Classes

 



INTRODUÇÃO GERAL AO ASSUNTO NO 1º CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL

 

Os programas de geografia do 1.º ciclo do ensino secundário inserem-se no contexto geral da reforma curricular, cujos princípios e orientações são definidos pela Lei de Bases do Sistema Educativo. A nova organização dos planos curriculares está de acordo com a nova estrutura do sistema educacional, que estabelece a estrutura do Ensino Secundário em dois ciclos: 1. abrange os 7.º, 8.º e 9.º anos; 2, 10, 11 e 12.

 

Aulas. Segue-se das análises e reflexões já realizadas sobre a estrutura do currículo até o ponto anterior. então existente, derivando, entre outros aspectos pedagógicos, uma necessidade dar um novo rumo ao processo educativo para que garantir a formação integral dos alunos a partir de três níveis cognitivos: conhecimento/conhecimento, know-how/habilidades e know-how/atitudes e valores.

 

Classificação da disciplina de geografia nas três classes que a compõem O 1.º ciclo do ensino secundário geral teve em conta o conjunto pressupostos considerados básicos. O primeiro pressuposto diz respeito à função de uma escola de educação geral, Primário e secundário, preparam os alunos para a vida profissional e fornecem-lhes um sistema de conhecimento geográfico básico que é a base os princípios das ciências, que incluem as ciências geográficas, bem como desenvolver habilidades, atitudes e valores nele.

 

O segundo pressuposto baseia-se na necessidade de adquirir conhecimento os fundamentos da geografia devido a sua importância para a vida em sociedade, especialmente para o desempenho de funções cívicas: todo cidadão, na conhecer as características sociais, culturais e naturais do local onde vive e também como em outros lugares, eles podem comparar, explicar, entender e se especializar as múltiplas relações estabelecidas por diferentes sociedades em diferentes épocas, e estabelecem com a natureza na construção de seu espaço geográfico.

 

Partindo deste pressuposto, a formação integral desempenha um papel predominantes para o desenvolvimento de atitudes e consciência de valores, subordinados à aquisição de conhecimento, desenvolvimento o

habilidades e atitudes/valores. É claro que esta aspiração dos programas não pode, em caso algum, traduzir-se na reformulação das metodologias de ensino e aprendizagem até agora praticadas e muito sujeitas a normas tradicional. Este projeto considera o aluno como o centro do processo educacional. Aprender a participar ativamente para construir e avaliar a sua própria aprendizagem e apoiar a sua autonomia.

 

Os programas são apresentados como ferramentas que regulam o processo ensino e aprendizagem, cujo ponto de partida é um sistema de metas a ser desenvolvido com base em qual conteúdo capaz alcançar as aspirações delineadas; instruções sobre processo de avaliação que se pretende formativo e orientado sob um perspectiva cognitiva. De referir que os programas são projetos abertos cuja reformulação

ele espera uma contribuição crítica dos professores que são responsáveis ​​por ele aplicá-los Os programas incluem os seguintes componentes: objetivos gerais disciplina em ciclo; objetivos gerais da disciplina em sala de aula; blocos de conteúdo; propostas metodológicas para cada tema, por disciplina, em sala de aula; instruções pela avaliação da disciplina no ciclo e sugestões bibliográficas.

 

O conjunto destes componentes define o quadro da formação pedagógica. Os objetivos gerais do curso no ciclo desempenham um papel um guia mais imediato. Estabeleça as habilidades esperadas os alunos receberão dentro da disciplina em cada turma após a formatura considerada educação. Os objetivos parecem abranger três áreas básicas: conhecimentos, habilidades e atitudes/valores.

 

Alinhamento de objetivos em nada implica superioridade aqueles que são relativos a aquisições cognitivas versus aqueles que são referem-se a habilidades e atitudes. O modelo de estrutura curricular adotado exige atenção especial às atitudes/ valores e desenvolvimento de habilidades, em oposição à tendência a forma tradicional de ignorá-los ou relegá-los para segundo plano.

 

As metas em três áreas básicas são desenvolvimento futuro, e deve continuar ao longo da escolaridade com o objetivo de sucesso final.

Os objetivos gerais da disciplina presencial estão voltados para o monitoramento desenvolvimento de habilidades e conhecimentos ao longo do ano letivo. Esse não significa que essas habilidades e conhecimentos não tenham continuidade em fases posteriores, de acordo com a natureza do conteúdo.

 

O conteúdo de cada disciplina da aula foi selecionado de acordo com objetivos e requisitos relevantes das ciências geográficas. eles são estruturados em um esquema conceitual de relativa generalidade, de modo que desta forma permitir ao professor alguma flexibilidade ao lidar com eles.

 

Deve-se notar que o conteúdo inclui tanto o sistema de conhecimento (fatos, fenômenos, princípios, conceitos) como habilidades.

 

As propostas metodológicas para cada tema prescrevem, sempre que necessário, o uso de estratégias e a organização de atividades sem as quais é impossível ser alcançado grande parte dos objetivos, tanto os que dizem respeito o desenvolvimento de habilidades e as relacionadas a atitudes/ valores, e sem os quais o mencionado esclarecimento de temas e possivelmente contente.

 

No que diz respeito à avaliação, recursos e ferramentas específicos para sua implementação. Por último, refira-se que os programas foram compilados durante um ano período acadêmico de 30 semanas para seu desenvolvimento.

 

Objetivos gerais do CURSO NO 1º CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO


Na área do conhecimento:

› Compreender os aspetos essenciais da formação da Terra segundo as teorias Moderno;

› Compreender os aspectos importantes que impulsionam o desenvolvimento Planeta Terra;

› Revelar uma compreensão das peculiaridades da natureza e da sociedade pela análise dos fenómenos físicos e geográficos e socioeconómicos;

› Demonstrar compreensão das características gerais do ambiente ambiente natural e social;

› Relacionar a existência de interação entre o natural, o ambiental e o e o homem na distribuição da população;

› Perceber que o desenvolvimento socioeconómico só é possível com eliminação gradual de diferenças relacionadas ao bem-estar e qualidade da vida;

› Reconhecer a necessidade de mudança e a necessidade de escalar análise na compreensão do espaço geográfico. Em termos de competências/habilidades:

› Expresse-se de forma clara, oralmente e por escrito;

› Utilizar corretamente a terminologia do assunto;

› Localizar corretamente objetos e fenômenos geográficos;

› utilizar métodos indutivos e dedutivos no estudo dos fenómenos geográficos;

› Recolher, registar e tratar diversos tipos de informação; 

› Utilizar técnicas de expressão gráfica e cartográfica de forma adequada ao longo do texto processo de aprendizado;

› Participar encontrando e apresentando soluções críticas para resolver problemas espaciais;

› Desenvolver estudo independente por trabalho autónomo em aprofundamento e explicação de termos/conceitos, fenômenos físicos e fenómenos geográficos e socioeconómicos;

› Óbvia organização no trabalho com ordem e limpeza. Na área de atitudes/valores:

› Demonstrar espírito de tolerância e capacidade de diálogo crítico;

› Valorizar o trabalho da natureza e o impacto positivo do homem sobre ela;

› Desenvolver um comportamento responsável perante os problemas população e ambiente;

› valorizando as diferenças entre indivíduos, nações e culturas;

› Estar interessado na melhoria da qualidade.

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INTRODUÇÃO GERAL AO ASSUNTO NO 1º CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO

Os programas de geografia do 1.º ciclo do ensino secundário inserem-se no contexto geral da reforma curricular, cujos princípios e orientações são definidos pela Lei de Bases do Sistema Educativo.

A nova organização dos planos curriculares está de acordo com a nova estrutura do sistema educacional, que estabelece a estrutura da educação Secundário em dois ciclos: o primeiro ciclo inclui os 7º, 8º e 9º anos segundo ciclo, 10º, 11º e 12º ano.

Baseia-se em análises e reflexões sobre a estrutura curricular já realizadas até então existentes, derivando, entre outros aspectos pedagógicos, da necessidade dar ao processo educativo uma nova orientação que garanta a formação alunos de três níveis cognitivos: conhecimento/conhecimento, saber fazer/habilidades e saber ser/atitudes e valores.

Classificação da disciplina de geografia em três turmas que compõem o 2º ano ciclo do ensino secundário, teve em conta um conjunto de pressupostos, considerado básico:

› A primeira diz respeito à função de autoridade geral, primária e Secundário, preparar os alunos para a vida profissional e proporcionar-lhes uma um sistema de conhecimentos geográficos básicos, baseado em princípios ciências, incluindo as ciências geográficas, e também para desenvolver habilidades/habilidades e valores de atitude.

› O segundo pressuposto assenta na necessidade de adquirir conhecimentos os fundamentos da geografia devido a sua importância para a vida em sociedade, especialmente para o desempenho de funções civis. Assim, cada cidadão conhecendo as características sociais, culturais e naturais onde você mora, como em outros lugares, você pode comparar, explicar, compreender e se especializar nas múltiplas relações que as diferentes sociedades, em diferentes tempos, estabelecidos com a Natureza, na construção dos seus espaço geográfico. Adquirir este conhecimento permite maior consciência dos limites e da responsabilidade da ação individual e coletiva, no que diz respeito ao seu lugar e contexto mais amplo, tanto nacional como mundialmente.

Com base nesta suposição: treinamento abrangente e atribuição de funções prevalente no desenvolvimento de atitudes e consciência de valores subordinados à aquisição de conhecimento e desenvolvimento habilidades/competências e atitudes/valores. É claro que esta aspiração programas não podem ser refletidos na reformulação de forma alguma metodologia de ensino-aprendizagem praticada até agora e muito subordinada padrões tradicionais. Este projeto coloca o aluno no centro aprendendo participando ativamente construindo sua própria própria aprendizagem e apoiar a sua autonomia.

Os programas são apresentados como ferramentas que regulam o processo ensino-aprendizagem, cujo ponto de partida é um sistema de metas o desenvolvimento segundo o qual os conteúdos foram selecionados capaz de alcançar aspirações definidas. Isso também inclui instruções sobre o processo de avaliação, que deve ser formativo e orientado de uma perspectiva cognitiva.

Os programas incluem os seguintes componentes: objetivos gerais disciplina no ciclo, objetivos da disciplina em sala de aula, orientações para avaliação da disciplina no ciclo e sugestões bibliográficas. Um conjunto destes componentes define a estrutura da educação pedagógica.

Os objetivos gerais do curso no ciclo desempenham um papel um guia mais imediato. Estabeleça as habilidades esperadas os alunos receberão dentro da disciplina em cada turma após a formatura considerada educação.

Os objetivos parecem referir-se a três áreas básicas: conhecimento, habilidades, atitudes/valores. Essas metas são de desenvolvimento e devem ser ser seguido ao longo da fase de capacidade com o objetivo de alcançar terminal.

Alinhamento de objetivos em nada implica superioridade desses mesmos objetivos nas aquisições cognitivas e nas atitudes e habilidades.

O modelo de estrutura curricular adotado exige atenção especial às atitudes/ valores e desenvolvimento de habilidades, em oposição à tendência a forma tradicional de ignorá-los ou relegá-los para segundo plano.

Os objetivos gerais da disciplina em sala de aula tendem a perseguir desenvolvimento de habilidades/habilidades e conhecimento ao longo do curso de estudo ano acadêmico. Isso não significa que eles não tenham conectividade passo a passo. posteriormente, de acordo com a natureza do conteúdo.

O conteúdo de cada disciplina do ciclo foi selecionado de acordo com objetivos e requisitos relevantes das ciências geográficas. eles são estruturados no esquema conceitual de generalidade relativa para permitir desta forma o professor alguma flexibilidade em lidar com o mesmo. Além do arranjo conceitual de as. lista de termos/termos básicos/termos por tópico.

As propostas metodológicas prescrevem o uso de estratégias e organização de atividades sem as quais muitos parte dos objetivos, tanto os relacionados ao desenvolvimento de habilidades quanto atitudes/valores, sempre que a já referida clarificação de temas conteúdo relevante.

No que diz respeito à avaliação, recursos e ferramentas específicos para sua implementação. Por último, refira-se que os programas foram compilados durante um ano período acadêmico 30 semanas.

Objetivos gerais do CURSO NO 1º CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO


Na área do conhecimento:

› Compreender os aspetos essenciais da formação da Terra segundo as teorias moderno;

› Compreender os aspectos importantes que impulsionam o desenvolvimento Planeta Terra;

› Revelar uma compreensão das peculiaridades da natureza e da sociedade, na análise de fenômenos físico-geográficos e socioeconômicos;

› Demonstrar compreensão das características gerais do ambiente o ambiente natural e social que os rodeia;

› Relacionar a existência de interação dos fatores naturais, ambientais e pessoas na distribuição da população;

› Perceber que o desenvolvimento socioeconómico só é possível com eliminação gradual de diferenças relacionadas ao bem-estar e qualidade da vida;

› Reconhecer a necessidade de mudança e a necessidade de análise espacial geográficas em diferentes escalas (global, continental, nacional e local).

Em termos de habilidades:

› Expresse-se de forma clara, oralmente e por escrito;

› Utilizar corretamente a terminologia do assunto;

› Localizar corretamente objetos e fenômenos geográficos;

› utilizar métodos indutivos e dedutivos no estudo dos fenómenos geográficos;

› Recolher, registar e tratar diversos tipos de informação;

› Utilizar técnicas de expressão gráfica e cartográfica de forma adequada ao longo do texto processo de aprendizado;

› participar procurando e apresentando soluções básicas, ao resolver problemas espaciais;

› Desenvolver estudo independente por trabalho autónomo em aprofundamento e explicação de conceitos e fenómenos físico-geográficos e socioeconómicos;

› Óbvia organização no trabalho com ordem e limpeza.

Na área de atitudes/valores:

› Demonstrar espírito de tolerância e capacidade de diálogo crítico;

› Valorizar o trabalho da natureza e o impacto positivo do homem sobre ela;

› Desenvolver um comportamento responsável perante os problemas populacionais e ambiental;

› valorizando as diferenças entre indivíduos, nações e culturas;

› Interesse na melhoria da qualidade de vida dos residentes, associando-os à valorização do património natural e cultural;

› Revelar os hábitos de convivência democrática;

› Demonstrar atitudes de respeito e solidariedade para com as pessoas e pessoas de diferentes culturas;

› Intervir na resolução de problemas específicos da empresa.





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