Apresentação
A história é uma ciência que estuda o homem e
a sociedade ao longo do tempo. Pertence ao grupo das ciências sociais e lida
com o estudo do desenvolvimento das sociedades humanas ao longo do tempo. Sua
importância é contribuir para compreender o presente a partir do passado e, a
partir desse conhecimento, perspectivar o futuro.
O estudo da história na 8ª classe é de grande
importância para a formação da personalidade do aluno. A História como
disciplina permite ao aluno entrar em contato com o desenvolvimento da
sociedade humana, com a luta das nações contra a opressão e a exploração ao
longo do tempo, com os problemas políticos, econômicos e sociais.
A relevância para a história de África, e
especialmente de Angola, visa aproximar a realidade em que o aluno está
inserido e que poderá melhor comparar e compreender, contribuindo assim para a
sua melhor compreensão do mundo e da evolução como pessoa.
O ensino de história na 9 classe ano permite
consolidar os conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores, compreender as
causas do processo de ocupação colonial em África e a sua posterior
descolonização. Também permite que os alunos tenham uma ideia precisa do
desenvolvimento do imperialismo na Europa e sua expansão para outros
continentes.
A abordagem da realidade histórica atual com
referências a África e Angola nos processos históricos mundiais permite
articular harmoniosamente aspetos de diferentes regiões em diferentes
contextos.
Objetivos gerais de história no 1.º ciclo do
ensino secundário
› Conhecer toda a interpretação etnocêntrica
do desenvolvimento social graças à compreensão de que a cultura de cada nação é
produto de condições materiais e históricas.
› Avaliar os hábitos de organização do
trabalho autónomo com base na informação proveniente de várias fontes:
relatórios, trabalhos científicos e literários, etc.;
› Compreender o conteúdo das mensagens dos
meios de comunicação social, filmes, programas televisivos e programas
culturais e teatrais;
› Aplicar linguagem histórica precisa usando
regularmente vocabulário específico;
› Compreender que a civilização do mundo de
hoje resulta dos vários contributos dos povos;
› Avaliar as competências de observação,
análise, crítica, comparação e interpretação de factos históricos;
› Analisar o espírito de trabalho em grupo e
trabalho independente;
› Compreender que o trabalho é dever
primordial de cada indivíduo no seu contributo para o bem-estar da coletividade;
› Compreender a diversidade cultural através
do conhecimento do passado;
› Resuma os conhecimentos adquiridos na aula
anterior sobre os conceitos e compreensão das linhas gerais de desenvolvimento
do processo histórico mundial:
› Aplicar conhecimentos que permitam a
formação de uma concepção científica do mundo;
› Avaliar a capacidade de observação,
compreensão e análise dos factos históricos;
› Avaliar a integração do aluno na realidade
social, política e cultural que o envolve;
› Avaliar a capacidade de expressão e
argumentação e respeito pelos outros;
› Compreender a relatividade e multiplicidade
de valores em diferentes tempos e espaços;
› Compreender alguns momentos das relações
entre África, Europa e América;
› Avaliar o espírito crítico que permite
problematizar e compreender muitos dos problemas da atualidade;
› apoio à educação cívica com vista à
preparação para a aplicação consciente da cidadania;
› Compreender a aquisição de competências
específicas no domínio do tratamento, classificação e análise de fontes
históricas;
› Promover atitudes de tolerância face a
ideais, crenças, culturas e valores diferentes dos seus;
› Promover atitudes de reconhecimento e
respeito pelo património histórico-cultural, nacional e universal.
› apoio à educação cívica com vista à
preparação para a aplicação consciente da cidadania;
› sintetizar atitudes de tolerância face a
ideias, crenças, culturas e valores diferentes dos seus;
› Avaliar atitudes de reconhecimento e
respeito pelo património histórico-cultural nacional e universal.
Introdução à história na 7 classe
Na 7 classe tem uma dupla dimensão: para além
de ser a porta de entrada para o segundo nível do sistema (ensino secundário),
é também o início do 1.º ciclo. Especialmente neste nível, o programa de
História da 7 classe apresenta uma visão diacrônica e sincrônica da história
humana desde os primórdios até o século XV dC.
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Isso permitirá ao aluno obter conhecimentos
básicos sobre a aventura humana e seu destino até o final da Idade Média.
Nesta ordem de pensamento, o programa da 7 classe estrutura-se em cinco temas:
Tópico 1 - Introdução à história: trata de
questões gerais da história como ciência, como objeto de estudo, fontes
históricas e formas de medir o tempo. Em suma, este tópico pode ser considerado
como uma unidade introdutória.
Tópico 2 – A origem do homem: discute a
aparência do homem e, principalmente, seu desenvolvimento sócio-cultural. Este
tópico representa a chamada pré-história e representa uma aplicação parcial dos
conceitos estudados no capítulo anterior.
Tópico 3 - Civilizações Antigas: revela
alguns modelos de civilizações deste período histórico. Algumas civilizações
foram escolhidas por suas características semelhantes (China) e pelas inovações
que representam (Egito Antigo).
Tópico 4 - Europa Feudal: traça as
características predominantes na Europa após a antiguidade.
Tema 5 - África na Idade Média: apresenta a
situação na África desde o período conhecido como "período negro da
história africana" até as influências muçulmanas nos séculos III e IV.
Destacam-se as migrações bantu, a expansão muçulmana na África e a formação dos
primeiros reinos e impérios africanos ao sul do Saara, a partir dos séculos III
e IV.
O programa foi pensado retirando o que
consideramos acessórios e passou a dar mais peso ao continente africano.
Dessa forma, convidamos o professor a
desenvolver esse programa e enfatizar sempre o essencial e tudo o que pode
trazer mudanças por meio do ensino de história.
Objetivos gerais de história na 7 classe
› Conhecer termos históricos relacionados com
as disciplinas estudadas;
› conhecimento do conteúdo das fontes
históricas, orais e escritas;
› Analisar a capacidade de argumentação
através da prática do debate;
› Desenvolver o espírito crítico e reflexivo
através da experiência profissional;
› Compreender as principais fases de mudança
vividas pelo homem desde o início até ao século XV;
› Compreender a dinâmica dos modelos
organizacionais das sociedades antigas e o seu papel na evolução do mundo;
› conhecimento das principais inovações
ocorridas nas civilizações estudadas neste período;
› Compreender o processo evolutivo das
civilizações estudadas no confronto entre si;
› Compreender que toda civilização está
sujeita a pressões e influências internas e externas.
Introdução à história na 8 classe
O ensino de história neste nível (ou classe)
desempenha um papel muito importante na formação da personalidade dos alunos.
Deve despertar sentimentos de solidariedade e respeito por todos os povos do
mundo e levar o aluno a relacionar a história do seu país com a história do
continente africano e de outros continentes.
A disciplina de História oferece aos alunos a
oportunidade de colocar os alunos em contato com o desenvolvimento da sociedade
humana, com a luta das nações contra a opressão e a exploração, no tempo, com
os problemas políticos, econômicos e sociais.
O estudo desta disciplina deverá contribuir
para a compreensão dos alunos sobre problemas atuais que se vivenciam tanto a
nível nacional como internacional e mediar a visão de mundo científica.
Já no 8.º ano, os alunos irão verificar ou
analisar a expansão europeia e a sua fase comercial e industrial que deu origem
à colonização de várias nações.
Você verá a natureza das intervenções
europeias em diferentes continentes e o desenvolvimento do capitalismo na
Europa, bem como a resposta das nações colonizadas, tópicos de grande
importância para o desenvolvimento da consciência nacional.
A revolução liberal e seu significado, bem
como o surgimento de movimentos nacionalistas e doutrinas socialistas, são
outros temas importantes que também fazem parte do programa.
Foi dada especial ênfase à História de África
e à nossa própria história, pois dizem respeito à realidade em que o aluno está
inserido e que poderá melhor comparar e compreender, contribuindo assim para a
sua constante transformação e mudança. Isso justifica a importância de temas
que tratam do tráfico negreiro e dos diversos aspectos a ele associados: seus
efeitos no continente africano e nas sociedades africanas afetadas pelo tráfico
negreiro a partir do século XIX. XV; Presença europeia no período compreendido
entre os séculos XV e XX.
É preciso analisar as consequências do
tráfico de escravos em todo o continente africano, e especialmente em nosso
país, juntamente com a resistência contra a ocupação colonial.
Espera-se que esta abordagem facilite a
compreensão do aluno sobre o fenômeno do "subdesenvolvimento" que
afeta nosso continente.
Objetivos gerais de história na 8 classe
› Compreender o impacto da expansão europeia
na acumulação de capital e na criação do mercado mundial;
› Compreender que a expansão permitiu a troca
de culturas;
› Analisar o surgimento dos grandes impérios
coloniais, suas diferenças e o início da colonização das nações;
› Analisar o tráfico de escravos levado para as Américas e Europa e suas implicações para o continente africanos, especialmente para Angola;
› analisar a resistência africana ao tráfico
negreiro;
› uma compreensão das sociedades africanas não
afetadas pela presença europeia ou pelo tráfico de escravos;
› Avaliar a capacidade de análise e síntese
da formação da mentalidade moderna nos séculos XV e XVI;
› Compreender as causas e consequências da
reforma religiosa nos séculos XX e XX. XVI e XVII;
› Compreender a industrialização europeia à
luz da dominação colonial e da formação dos impérios coloniais da Europa
Ocidental.
› Analisar o comércio transatlântico de
escravos entre África, Américas e Europa.
› Conheça as características do Renascimento
e do humanismo na Europa.
› Compreender os movimentos Renascentista e
Humanista.
Introdução à história na 9 classe
O programa apresentado encerra o ciclo do
ensino geral, ou seja, encerra o ciclo em que todos os alunos têm a História
como disciplina curricular obrigatória. Nesse sentido, procurou-se desenhar um
programa que pudesse absorver no seu interior os temas da atual realidade
histórica que mais afetou o mundo, tentando sempre que possível remeter neste
processo para África e Angola.
À semelhança dos programas anteriores, tem-se
privilegiado a abordagem temática dos conteúdos pelos privilégios que confere,
ao permitir que um mesmo tema articule de forma harmoniosa aspetos de
diferentes regiões em diferentes contextos.
O programa está dividido em três tópicos
principais.
A primeira área diz respeito à ocupação
colonial da África. Inicia-se com uma visão geral de África antes da ocupação
propriamente dita, depois refere-se aos fatores que desencadearam a ocupação,
aos mecanismos e efeitos da ocupação. A nota dominante desta matéria é o estudo
com alguma profundidade da instalação do sistema em Angola e das consequências
decorrentes desta ocupação, tanto na colónia como nos estados independentes.
A segunda área diz respeito à caracterização
do mundo entre as duas guerras mundiais. São avaliados os principais fatos que
marcaram esse período. Inicia-se com um estudo da Primeira Guerra Mundial, com
seu auge de conflito entre as potências imperialistas. A Revolução Socialista
de Outubro segue como o início de um processo de profundas mudanças na ordem
mundial então estabelecida. Em seguida, haverá a crise do sistema capitalista
internacional e o aspecto do segundo confronto.
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