Introdução
As belas-artes, como outras manifestações artísticas, têm um grande valor terapêutico se forem postas ao serviço de um desenvolvimento humano harmonioso e multifacetado. Por meio deles, além de conhecer os materiais que serão utilizados, lidar com as cores e suas combinações harmoniosas, os alunos descobrem texturas, criam desenhos e adaptam outras experiências que contribuem para a formação da personalidade, para o aprimoramento dos processos de percepção , capacidade emocional e livre da criança e para a liberação de tensão e ajustamento de caráter.
A educação manual e plástica é uma disciplina
que pretende criar condições que permitam a criação livre e espontânea e uma
quase descarga emocional. Para cumprir a sua função educativa, não prescinde da
existência de critérios e espaços de reflexão, pois só assim atingirá o seu
principal objetivo, que é contribuir para o florescimento da riqueza humana.
Para isso, é necessário que o aluno tenha a oportunidade de expressar suas
experiências, o que sente, o que vê e comunicar de forma prática para se
descobrir.
É importante ressaltar que a distribuição
realizada no programa de seus conteúdos ou áreas de trabalho não deve de forma
alguma limitar a criatividade e imaginação do professor na busca do sentido
estético da arte conhecendo as valiosas obras de nossos trabalhar. patrimônio
cultural e cultura universal. A tarefa de educar as novas gerações é um
compromisso sério para com uma sociedade onde todos os esforços para
reconstruir o nosso país foram por vezes insuficientes. Deste ponto de vista,
este livro não deve ser entendido como a única solução para os problemas que se
desvelam no programa, mas sim como um meio ou caminho para atingir os objetivos
programados. Com isso, queremos indicar ao aluno que ele pode contar com outras
bibliografias que estejam ao seu alcance e que sejam úteis para os temas
apresentados.
É nossa intenção que este livro seja um
elemento consultivo que permita a efetiva concretização dos conteúdos
programáticos das atividades propostas que vão surgindo ao longo do ano letivo.
Qualquer contribuição com opiniões, pontos de vista ou observações sobre nossas
sugestões e considerações é valiosa e seremos gratos por elas.
_Easy-Resize.com.jpg)
Pois
hoje temos como de sempre que trazemos livros mais desta vez trazemos para si o
melhor dos melhores com um título Livro de Educação Manual e Plástica da 5ª Classe em Angola. Contudo o mesmo
trará os temas e Subtemas. E todos os seus Temas e todos os subtemas e muito que verás nesses Livro de Educação Manual e Plástica da 5ª Classe em Angola. Pois logo abaixo mesmo deste conteúdo verás um link onde você vai poder não
ter problemas de fazer o seu download do livro em PDF que vai te ajudar a entender melhor os
temas e subtemas. Tem como autores Bernardo Carlos Simão, José Amândio Francisco Gomes e Augusto João Ferreira.
VER
TAMBÉM:
- Manual
do Aluno da Ciência da Natureza de 5ª Classe
- Manual
do Aluno da Geografia de 5ª Classe
- Baixar Livro da Educação Moral e Cívica de 5ª Classe em Angola
Baixar Manual da Educação Manual e Plástica de 5ª Classe em Angola PDF Download
TEMA: 1 – REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO
Espaço fechado e aberto
· Estudo de formas e suas dimensões
O volume
· A estrutura e a sua resistência
· Representação de formas arquitectónicas a partir de figuras geométricas simples e combinadas: a casa
· Introdução do estudo da profundidade através do desenho
· Representação de formas arquitectónicas com as suas três dimensões
· Introdução à perspectiva linear
· Estudo da paisagem urbana ou arquitectónica
· Representação de uma paisagem simples em função da perspectiva Linear. O emprego das linhas de fuga
TEMA
2 – AS CARACTERÍSTICAS DA COR
·
2.1 – O estudo das diferenças na aparência
dos objectos pela influência da luz
·
2.1.1 – A escala de valores de uma cor
determinada
·
2.1.2 – Diferença entre a luz e a sombra num
objecto de uma só cor
·
2.2 – Estudo de obras com a utilização de
claro-escuro
·
2.2.1 – Representação de uma figura
geométrica em função das diferenças de
·
intensidade da cor a partir de um modelo real.
TEMA:
3 – O TRATAMENTO DA COR EM OBRAS TRIDIMENSIONAIS
·
3.1 – Realização de objectos utilitários em
papier-mâché
·
3.1.1 – Pintura em papier-mâché
·
3.2 – Realização de um trabalho em técnica
mista a partir de um fenómeno percebido ou imaginado
Enviar um comentário