Querido professor
Este guia do professor contém os currículos
da 1ª fase no âmbito da reforma educativa e os documentos mais importantes
sobre a avaliação do ensino básico.
Essa possibilidade surgiu por causa da
uniformização do ensino no ensino fundamental, pois nesse nível o professor é o
único professor para todas as disciplinas. Assim, acreditamos que é possível
criar uma brochura única que facilite o seu manuseamento. Você será capaz de
realizar seu trabalho levando em conta a interdisciplinaridade e facilitar o
progresso no conteúdo ensinado. Aproveitamos para desejar-lhe bom trabalho e
sucesso, porque de si dependerá o futuro do homem de amanhã.
Introdução geral à disciplina de língua
portuguesa na primeira Classe
Na primeira série, a língua portuguesa visa proporcionar à criança os mecanismos básicos da linguagem no que se refere à leitura e à escrita. Nesta aula, o professor tratará do trabalho com texto oral e escrito, do qual extrairá uma frase que terá uma palavra ou palavras que terão o som e as letras discutidos. É um processo longo e estruturado que exigirá muito trabalho e expertise por parte dos professores. Para a elaboração deste trabalho, foi necessário desenvolver um programa atual que orientará o processo de ensino na primeira turma de Pedagogia Principal.
Resulta da apresentação deste programa que
são expressamente enunciados os pressupostos tidos em conta durante o seu desenvolvimento.
De todos os pressupostos, foram tidos em conta os seguintes:
> O português é a língua oficial e de comunicação nas relações sócio-político-culturais e é também a língua de ensino;
> Não é a língua materna da grande maioria das crianças angolanas;
> A diversidade de “línguas nacionais” não facilita a criação de grupos de crianças linguisticamente homogêneos;
> As crianças utilizarão a língua portuguesa para desempenhar um certo número de funções complementares em relação às línguas nacionais, sem pretender substituí-las;
> A seleção dos temas teve em conta a faixa etária e os interesses dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico;
> A escolha dos conteúdos teve em conta a progressão pretendida entre as aulas e teve em conta os conhecimentos dos alunos e conteúdos de outras áreas curriculares;
> O sucesso escolar em português
facilitará a compreensão em outras áreas do currículo.
Ver também:
Baixar Programa da 1 ª Classe Ensino Primário
PDF
Baixar Programa da 4 ª Classe Ensino Primário
PDF
Baixar Programa da 6 ª Classe Ensino Primário
PDF
O ensino da língua portuguesa nos dois
primeiros anos deve desenvolver competências de compreensão e expressão oral no
desenvolvimento global da criança através de uma abordagem integrada de todas
as áreas de ensino.
A oralidade é privilegiada na primeira série,
o que não significa que a escrita seja ignorada. No entanto, considera-se
necessário que só após a primeira integração da criança no “universo da palavra
falada” comecem a desenvolver-se as competências de compreensão e expressão
escrita, que lhe permitirão integrar-se no espaço privilegiado da aprendizagem.
uma escola ainda desconhecida.
A língua portuguesa não deve apenas alimentar
o entusiasmo que o aluno traz para a escola, mas também estimular o interesse e
o apetite por todos os outros tipos de aprendizagem. Este trabalho deve ser
articulado entre todas as disciplinas do currículo para dar um contributo
decisivo para o sucesso académico da criança na formação e desenvolvimento da
sua personalidade.
Objetivos gerais da disciplina de língua portuguesa no
ensino fundamental
Como parte da reforma educacional, a educação básica foi
estendida para seis séries. Assim, a disciplina de Língua Portuguesa deste
nível deve dotar o aluno dos meios necessários para atingir os objetivos
preconizados, quer a nível linguístico, quer a nível pessoal, social e cultural,
nomeadamente:
> Conhecer as principais características da linguagem
enquanto meio de comunicação interpessoal e objeto de estudo;
> Compreender a estrutura e funcionamento da linguagem
em situações do quotidiano;
> Aplicar métodos de trabalho, investigação,
organização e progressão na aprendizagem de conteúdos linguísticos e
comunicativos programados;
> Compreender assuntos e tópicos, palavras e frases
ensinadas no ensino básico;
> Analisar os procedimentos a utilizar em todas as
fases da aprendizagem;
> Crie motivação pessoal para continuar seus estudos.
Objetivos gerais da disciplina de língua portuguesa na primeira Classe
No primeiro nível, o ensino da língua portuguesa incide,
entre outros, nos seguintes objetivos gerais:
> Desenvolver e fortalecer a identidade cultural
angolana da criança;
> Contribuir para o desenvolvimento integral da
criança e para a melhoria qualitativa dos resultados escolares;
> Contribuir para a adoção de processos de trabalho e
estudo alargados noutras áreas curriculares;
> Considerar a língua portuguesa como ferramenta e
meio de integração, suporte e articulação de todas as disciplinas;
> Utilizar a língua para estudar, aprender e conhecer
alguns aspectos da cultura angolana (costumes e costumes);
> Utilizar formas elementares de comunicação oral e
escrita nas relações com colegas, familiares e pessoas em geral;
> Adquirir e utilizar vocabulário típico da vida
familiar, escolar e local (concelho e concelho);
> Ler e escrever frases muito simples relacionadas com
a vida local (bairro, vila e aldeia);
> Saber contar histórias relacionadas com pessoas,
animais e objetos;
> Compreender e aplicar regras básicas de linguagem.
A formação na educação primária também deve fornecer as
bases que permitam a continuidade do aprendizado nas séries ou níveis
subseqüentes. Portanto, o domínio da língua portuguesa deve proporcionar aos
alunos a oportunidade de alcançar os objetivos de desenvolvimento global,
linguístico, cultural e pessoal, conforme indicado na página seguinte.
No campo do desenvolvimento global
> Adquirir, desenvolver e treinar competências de
orientação espaço-temporal e psicomotora;
> Adquirir e desenvolver a vontade de aprender em
geral e de ler e escrever em particular, para apoiar o seu desenvolvimento
socioemocional e intelectual;
> Desenvolver o autoconhecimento e o autoconceito da
criança em relação ao futuro cidadão.
Na área de desenvolvimento da linguagem
> Adquirir competências comunicativas (oral e escrita)
com vista a um melhor domínio de disciplinas de outras áreas curriculares;
> Uma ferramenta de comunicação adequada que lhes
permita expandir os seus horizontes culturais;
> Desenvolver e treinar habilidades de discriminação
auditiva.
No campo do desenvolvimento cultural
> conhecimento da cultura nacional de acordo com a
faixa etária das crianças;
> Criar vontade de estudar, pesquisar, classificar e
organizar o património cultural nacional.
Na área de desenvolvimento pessoal
> Adquirir gosto pelo trabalho individual e em grupo;
> Desenvolver o espírito de solidariedade e cooperação
com os outros;
> Criar e desenvolver atitudes, hábitos e competências
que visem apoiar e preservar a saúde pessoal, familiar e comunitária;
> Desenvolver a autonomia;
> Desenvolver iniciativa, responsabilidade e
autoconfiança;
> Adquirir e desenvolver a capacidade de expressar
pensamentos, sentimentos e conhecimentos.
Organização geral do conteúdo
O conteúdo diz respeito às áreas de oralidade, leitura, escrita e funcionamento da linguagem (gramática) se manifestam e se aprimoram com a prática da língua. Eles devem ser entendidos de uma perspectiva funcional e o uso de explicitação deve ser evitado. No que diz respeito à aquisição de vocabulário, recorre-se ao recurso a imagens (desenhos, gráficos, esculturas) e a exercícios de cópia, picotado, ilustração, modelação e outros.
Quanto à gramática, ela deve estar implícita, ou seja,
implícita em frases, desenhos que as ilustrem e em ideias bem desenvolvidas com
as quais a criança se acostuma.
Devido à natureza da visão globalizante e do pensamento
da criança nas atividades de linguagem, os principais conteúdos da primeira
série, relativos à oralidade, leitura, escrita e gramática, não podem ser
considerados como unidades separadas. Estes conteúdos são especificados e
remetem a criança e o professor para uma interação permanente de práticas de
linguagem, mais orientadas para a experiência da criança e práticas bem
reguladas e estruturadas pelo professor.
Este programa garante que o ensino da gramática apoie o
desenvolvimento das habilidades das crianças em quatro áreas.
O programa deste primeiro ano de escolaridade prevê a criação de um currículo em espiral que gradualmente repete e alarga conteúdos e processos de implementação, permitindo uma transição gradual de um conhecimento simples e concreto para um conhecimento mais elaborado, complexo e contextualizado. Ou seja, processos de implementação ou um conjunto de operações e as atividades linguísticas e pedagógicas que atualizem o conteúdo devem ser selecionadas de acordo com os objetivos propostos nos programas e de acordo com as condições específicas das turmas, crianças, escolas e regiões.
O conteúdo está organizado em três áreas:
> Tema;
> Vocabulário;
> Gramática.
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