Baixar Programa da 1.ª Ensino Primário de Angola - (Baixar Progrma da 1.ª Classe pdf)

Querido professor

 

Este guia do professor contém os currículos da 1ª fase no âmbito da reforma educativa e os documentos mais importantes sobre a avaliação do ensino básico.

 

Essa possibilidade surgiu por causa da uniformização do ensino no ensino fundamental, pois nesse nível o professor é o único professor para todas as disciplinas. Assim, acreditamos que é possível criar uma brochura única que facilite o seu manuseamento. Você será capaz de realizar seu trabalho levando em conta a interdisciplinaridade e facilitar o progresso no conteúdo ensinado. Aproveitamos para desejar-lhe bom trabalho e sucesso, porque de si dependerá o futuro do homem de amanhã.

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Introdução geral à disciplina de língua portuguesa na primeira Classe

 

Na primeira série, a língua portuguesa visa proporcionar à criança os mecanismos básicos da linguagem no que se refere à leitura e à escrita. Nesta aula, o professor tratará do trabalho com texto oral e escrito, do qual extrairá uma frase que terá uma palavra ou palavras que terão o som e as letras discutidos. É um processo longo e estruturado que exigirá muito trabalho e expertise por parte dos professores. Para a elaboração deste trabalho, foi necessário desenvolver um programa atual que orientará o processo de ensino na primeira turma de Pedagogia Principal.


Resulta da apresentação deste programa que são expressamente enunciados os pressupostos tidos em conta durante o seu desenvolvimento. De todos os pressupostos, foram tidos em conta os seguintes:

 

> O português é a língua oficial e de comunicação nas relações sócio-político-culturais e é também a língua de ensino;

> Não é a língua materna da grande maioria das crianças angolanas;

> A diversidade de “línguas nacionais” não facilita a criação de grupos de crianças linguisticamente homogêneos;

> As crianças utilizarão a língua portuguesa para desempenhar um certo número de funções complementares em relação às línguas nacionais, sem pretender substituí-las;

> A seleção dos temas teve em conta a faixa etária e os interesses dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico;

> A escolha dos conteúdos teve em conta a progressão pretendida entre as aulas e teve em conta os conhecimentos dos alunos e conteúdos de outras áreas curriculares;

> O sucesso escolar em português facilitará a compreensão em outras áreas do currículo.


 Ver também:

Baixar Programa da 1 ª Classe Ensino Primário PDF

Baixar Programa da 4 ª Classe Ensino Primário PDF

Baixar Programa da 6 ª Classe Ensino Primário PDF


O ensino da língua portuguesa nos dois primeiros anos deve desenvolver competências de compreensão e expressão oral no desenvolvimento global da criança através de uma abordagem integrada de todas as áreas de ensino.

 

A oralidade é privilegiada na primeira série, o que não significa que a escrita seja ignorada. No entanto, considera-se necessário que só após a primeira integração da criança no “universo da palavra falada” comecem a desenvolver-se as competências de compreensão e expressão escrita, que lhe permitirão integrar-se no espaço privilegiado da aprendizagem. uma escola ainda desconhecida.

 

A língua portuguesa não deve apenas alimentar o entusiasmo que o aluno traz para a escola, mas também estimular o interesse e o apetite por todos os outros tipos de aprendizagem. Este trabalho deve ser articulado entre todas as disciplinas do currículo para dar um contributo decisivo para o sucesso académico da criança na formação e desenvolvimento da sua personalidade.

Objetivos gerais da disciplina de língua portuguesa no ensino fundamental

 

Como parte da reforma educacional, a educação básica foi estendida para seis séries. Assim, a disciplina de Língua Portuguesa deste nível deve dotar o aluno dos meios necessários para atingir os objetivos preconizados, quer a nível linguístico, quer a nível pessoal, social e cultural, nomeadamente:

 

> Conhecer as principais características da linguagem enquanto meio de comunicação interpessoal e objeto de estudo;

> Compreender a estrutura e funcionamento da linguagem em situações do quotidiano;

> Aplicar métodos de trabalho, investigação, organização e progressão na aprendizagem de conteúdos linguísticos e comunicativos programados;

> Compreender assuntos e tópicos, palavras e frases ensinadas no ensino básico;

> Analisar os procedimentos a utilizar em todas as fases da aprendizagem;

> Crie motivação pessoal para continuar seus estudos.

Objetivos gerais da disciplina de língua portuguesa na primeira Classe

No primeiro nível, o ensino da língua portuguesa incide, entre outros, nos seguintes objetivos gerais:

> Desenvolver e fortalecer a identidade cultural angolana da criança;

> Contribuir para o desenvolvimento integral da criança e para a melhoria qualitativa dos resultados escolares;

> Contribuir para a adoção de processos de trabalho e estudo alargados noutras áreas curriculares;

> Considerar a língua portuguesa como ferramenta e meio de integração, suporte e articulação de todas as disciplinas;

> Utilizar a língua para estudar, aprender e conhecer alguns aspectos da cultura angolana (costumes e costumes);

> Utilizar formas elementares de comunicação oral e escrita nas relações com colegas, familiares e pessoas em geral;

> Adquirir e utilizar vocabulário típico da vida familiar, escolar e local (concelho e concelho);

> Ler e escrever frases muito simples relacionadas com a vida local (bairro, vila e aldeia);

> Saber contar histórias relacionadas com pessoas, animais e objetos;

> Compreender e aplicar regras básicas de linguagem.

 

A formação na educação primária também deve fornecer as bases que permitam a continuidade do aprendizado nas séries ou níveis subseqüentes. Portanto, o domínio da língua portuguesa deve proporcionar aos alunos a oportunidade de alcançar os objetivos de desenvolvimento global, linguístico, cultural e pessoal, conforme indicado na página seguinte.

No campo do desenvolvimento global

> Adquirir, desenvolver e treinar competências de orientação espaço-temporal e psicomotora;

> Adquirir e desenvolver a vontade de aprender em geral e de ler e escrever em particular, para apoiar o seu desenvolvimento socioemocional e intelectual;

> Desenvolver o autoconhecimento e o autoconceito da criança em relação ao futuro cidadão.

Na área de desenvolvimento da linguagem

> Adquirir competências comunicativas (oral e escrita) com vista a um melhor domínio de disciplinas de outras áreas curriculares;

> Uma ferramenta de comunicação adequada que lhes permita expandir os seus horizontes culturais;

> Desenvolver e treinar habilidades de discriminação auditiva.

No campo do desenvolvimento cultural

> conhecimento da cultura nacional de acordo com a faixa etária das crianças;

> Criar vontade de estudar, pesquisar, classificar e organizar o património cultural nacional.

Na área de desenvolvimento pessoal

> Adquirir gosto pelo trabalho individual e em grupo;

> Desenvolver o espírito de solidariedade e cooperação com os outros;

> Criar e desenvolver atitudes, hábitos e competências que visem apoiar e preservar a saúde pessoal, familiar e comunitária;

> Desenvolver a autonomia;

> Desenvolver iniciativa, responsabilidade e autoconfiança;

> Adquirir e desenvolver a capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e conhecimentos.

 

Organização geral do conteúdo

O conteúdo diz respeito às áreas de oralidade, leitura, escrita e funcionamento da linguagem (gramática) se manifestam e se aprimoram com a prática da língua. Eles devem ser entendidos de uma perspectiva funcional e o uso de explicitação deve ser evitado. No que diz respeito à aquisição de vocabulário, recorre-se ao recurso a imagens (desenhos, gráficos, esculturas) e a exercícios de cópia, picotado, ilustração, modelação e outros.

Quanto à gramática, ela deve estar implícita, ou seja, implícita em frases, desenhos que as ilustrem e em ideias bem desenvolvidas com as quais a criança se acostuma.

Devido à natureza da visão globalizante e do pensamento da criança nas atividades de linguagem, os principais conteúdos da primeira série, relativos à oralidade, leitura, escrita e gramática, não podem ser considerados como unidades separadas. Estes conteúdos são especificados e remetem a criança e o professor para uma interação permanente de práticas de linguagem, mais orientadas para a experiência da criança e práticas bem reguladas e estruturadas pelo professor.

Este programa garante que o ensino da gramática apoie o desenvolvimento das habilidades das crianças em quatro áreas.

O programa deste primeiro ano de escolaridade prevê a criação de um currículo em espiral que gradualmente repete e alarga conteúdos e processos de implementação, permitindo uma transição gradual de um conhecimento simples e concreto para um conhecimento mais elaborado, complexo e contextualizado. Ou seja, processos de implementação ou um conjunto de operações e as atividades linguísticas e pedagógicas que atualizem o conteúdo devem ser selecionadas de acordo com os objetivos propostos nos programas e de acordo com as condições específicas das turmas, crianças, escolas e regiões.

O conteúdo está organizado em três áreas:

> Tema;

> Vocabulário;

> Gramática.

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